Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Praia carioca é atrativo de evento-teste em maratona
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Praia carioca é atrativo de evento-teste em maratona

Os nadadores da seleção brasileira Diogo Villarinho e Poliana Okimoto se preparam para a prova

  • Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 15h36
  • Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2016, 12h41
Poliana Okimoto é a brasileira mais premiada na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos. Crédito: Sátiro Sodré/SS Press
Poliana Okimoto é a brasileira mais premiada na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos. Crédito: Sátiro Sodré/SS Press


No próximo final de semana, 50 atletas de 20 países participam da maratona aquática, mais um evento teste dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. O cenário não poderia ser mais emblemático: a praia de Copacabana, uma das paisagens mais requisitadas do Rio de Janeiro, principal destino de lazer do país de brasileiros e estrangeiros. Partindo do Forte de Copacabana, outro atrativo da cidade, os atletas devem nadar cerca de 10 quilômetros em águas abertas. É para este desafio, da primeira onda de eventos-teste que se estende até outubro, que Diogo Villarinho e Poliana Okimoto, ambos da seleção brasileira medalha de ouro no mundial de Kazan (Rússia/2015), estão se preparando.

A rotina pesada de treinos deixa pouco tempo de lazer para os atletas, cujo sonho maior é se destacar na primeira Olimpíada realizada em solo sul-americano. Sempre longe de casa, as cidades de treinamento e de competições são os destinos disponíveis para os atletas. Villarinho, goiano de 23 anos, radicado em Belo Horizonte, treina seis horas por dia. Aproveita o pouco tempo que sobra para apreciar a gastronomia, especialmente massas, nos restaurantes da capital mineira. “Existe grande oferta e a comida é excelente”, disse. Quando deixa Belo Horizonte, visita as praias de Búzios e Cabo Frio (RJ). Se for um pouco mais longe, a preferência do maratonista é o litoral catarinense. Ao longo de 93 participações em campeonatos nacionais faturou nove medalhas de outro, 2 de prata e 5 de bronze,.

Poliana Okimoto é a brasileira mais premiada na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos, com quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes. Seu desempenho em Kazan, garantiu a vaga para a Olimpíada Rio 2016, o que para ela significa mais tranquilidade no evento-teste que ocorre neste final de semana. “Não estou pensando muito em performance neste momento, pois acabei de chegar do Mundial, que foi a competição mais importante do ano, e estou bem desgastada”. Aos 32 anos, a paulistana, filha de japoneses, formada em Letras, viaja mais a trabalho do que a passeio. “Eu amo mar, e sempre gosto de tirar férias na praia, mesmo sendo o mesmo cenário do meu trabalho. Meu marido prefere serra, então temos de entrar em acordo para ficar bom para os dois”, afirma. Seus destinos favoritos são o Rio, a Bahia e o litoral norte de São Paulo.

A prova de maratona aquática é parte do calendário de eventos-teste, que se estende  até maio de 2016, três meses antes do início dos Jogos Olímpicos. No total, serão 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.


Leia mais:


Brisa do mar e pé na areia: a receita de um arqueiro para a Olimpíada

Olimpíada: a paixão de Jaqueline do vôlei pela cidade do frevo

A paixão de Sarah Menezes pelo litoral do Piauí

Principal atleta do remo tenta medalha olímpica e anuncia retorno para Florianópolis

Teliana Pereira apresenta sua cidade do coração, Curitiba

Lago paranaense inspira atleta que participa de evento-teste

Atleta desbrava estradas do Paraná em treino para a Olimpíada

O DNA olímpico de Marina Zablith e seu amor pela cidade de São Paulo

Atleta pernambucana Yane Marques revela seu amor por viajar pelo Brasil

Mesatenista carioca Hugo Calderano elege seus locais favoritos em sua cidade natal

Campeã mundial de canoagem slalom apresenta sua cidade natal

Fernando de Noronha é fonte de inspiração de Andrea Pontes para a Olimpíada

Conheça o destino favorito de Arthur Zanetti

Ginasta brasileira revela paixão por roteiros nordestinos

Halterofilista Márcia Menezes fala de sua paixão por Londrina

Triatlo divulga Copacabana para o mundo


 < ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página