Olimpíada: a paixão de Jaqueline do vôlei pela cidade do frevo
A jogadora Jaqueline Carvalho é a primeira personagem de uma série de reportagens que vai revelar a relação dos atletas olímpicos com os destinos turísticos do Brasil
Por Luciana Vicária
A Atleta da Seleção Brasileira de Vôlei nasceu em um dos destinos turísticos brasileiros mais visitados do país. Jaqueline Carvalho, de 31 anos, natural de Recife, lembra com carinho dos castelinhos moldados nas areias de Boa Viagem, dos banhos de mar e dos passeios tranquilos na orla da capital pernambucana.
Foi no início da adolescência que Jaque, como ficou conhecida, se destacou no esporte e a brincadeira virou coisa séria. O vôlei a levou para times de São Paulo, a capital dos negócios, onde vive atualmente; e para o Rio de Janeiro, a cidade mais visitada a lazer do Brasil, além de países como a Itália e a Espanha. “Conhecer o Brasil é um privilégio, as belezas naturais são incríveis, uma variedade que atrai todo tipo de viajante”, disse.
Na lua de mel, há pouco mais de dois anos, ela se encantou com o romantismo das praias de Armação dos Búzios (RJ), um destino calmo e de águas geladas, segundo a atleta. “Fiz passeios de barco e mergulhei para conhecer a riqueza da fauna marinha”, disse.
Sempre que pode, Jaque visita a Praça Barão do Rio Branco, em Recife, onde está o Marco Zero da cidade. “Levo as amigas, os parentes, adoro aquele lugar, tenho dezenas de selfies ali”, afirmou. A capital pernambucana é um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Também é sede do maior bloco carnavalesco do mundo, o galo da Madrugada, e capital do frevo, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Nas férias, Jaqueline se divide entre os destinos gaúchos de serra, onde nasceu o marido; e o calor das praias de Recife. Com a proximidade do recesso de fim de ano, Jaque já projeta 2016. Ela sabe que a tocha olímpica vai passar por Recife e imagina a festa que vai estar por lá. “Já me imagino correndo atrás, feliz da vida, no meio do povo”, disse.
ANO OLÍMPICO DO TURISMO – Iniciativa do Ministério do Turismo que visa projetar o Brasil durante o evento, revelando os destinos do país, a hospitalidade do brasileiro e a qualidade dos nossos atrativos. Entre as ações destacam-se a qualificação de profissionais nas cinco cidades que sediarão o futebol: Brasília, São Paulo, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; e a conquista da isenção de vistos a turistas estrangeiros, sancionada esta semana pela presidenta Dilma.
O REVEZAMENTO DA TOCHA PELO PAÍS - Conheça o caminho do fogo olímpico e conheça um pouco mais sobre os destinos que celebram o evento no país.
Leia mais:
Brisa do mar e pé na areia: a receita de um arqueiro para a Olimpíada
A paixão de Sarah Menezes pelo litoral do Piauí
Principal atleta do remo tenta medalha olímpica e anuncia retorno para Florianópolis
Teliana Pereira apresenta sua cidade do coração, Curitiba
Lago paranaense inspira atleta que participa de evento-teste
Atleta desbrava estradas do Paraná em treino para a Olimpíada
O DNA olímpico de Marina Zablith e seu amor pela cidade de São Paulo
Atleta pernambucana Yane Marques revela seu amor por viajar pelo Brasil
Mesatenista carioca Hugo Calderano elege seus locais favoritos em sua cidade natal
Campeã mundial de canoagem slalom apresenta sua cidade natal
Fernando de Noronha é fonte de inspiração de Andrea Pontes para a Olimpíada
Conheça o destino favorito de Arthur Zanetti
Ginasta brasileira revela paixão por roteiros nordestinos
Halterofilista Márcia Menezes fala de sua paixão por Londrina
Praia carioca é atrativo de evento-teste em maratona
Triatlo divulga Copacabana para o mundo