Turismo Cinematográfico é tema de seminário em Brasília
Brasília será a próxima cidade a receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceira com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), que pretende estruturar dez destinos turísticos com padrão internacional. Nos dias 10 e 11 de dezembro, o evento reunirá representantes da Brasiliatur, da Secretaria de Cultura, da iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de disseminar informações sobre Turismo Cinematográfico.
A ideia é discutir os resultados do projeto na Capital Federal, destino turístico que está sendo preparado para ser referência no segmento Cinematográfico. A base dos debates será o livro “Brasília Cinematográfica”, um dos frutos da primeira fase do projeto. O documento tem a missão de ser utilizado como um modelo aplicável à realidade de uma região no território nacional que no futuro possa ser exportado para outros estados.
De acordo com a coordenadora de Segmentação do MTUr, Sáskia Lima, a escolha de Brasília como cidade referência em cinema levou em consideração sua vocação natural para a prestação de serviços, a proximidade com o Governo Federal e com entidades setoriais e, principalmente, por ter as características necessárias para se tornar um ambiente de criação: “Nossa capital é única. Além de toda a arquitetura moderna e planejada, da cultura que reúne vários pedaços do Brasil e de estar no centro das importante decisões do país, ainda possui o maior número de salas de cinema por habitante. É o cenário ideal”.
Brasília já ocupou o posto de terceiro centro produtor de cinema nacional, possui um Pólo de Cinema (ainda que em processo de reativação) e é palco de um dos mais tradicionais festivais cinematográficos do país. Hoje, aos 49 anos, a capital tem em seu “currículo” mais de 200 filmes que fizeram uso de suas locações e, em cerca de ¼ deles, a cidade foi personagem ou mesmo protagonista da trama.
Em pesquisa realizada pelo SEBRAE/DF em 2008 para traçar o perfil do consumidor cultural local, 82% dos inquiridos optaram como atividade de maior preferência o cinema. Além disso, na avaliação dos estabelecimentos, o nível de aprovação também foi o mais alto: 92%. Outras pesquisas de mercado apontam que 77% da população de Brasília costuma ir ao cinema pelo menos uma vez por mês, sendo esse o maior índice do País.
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DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS
Seminário de Multiplicação de Boas Práticas acontece no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET - UnB), das 14h às 18h. Na sexta-feira, das 9h às 18h, os participantes conhecerão a experiência e os resultados de outros destinos participantes do projeto, Paraty (RJ) – referência em Turismo Cultura e Socorro (SP) – referência no segmento de Aventura Especial. Confira aqui a programação.