Belo Horizonte: 120 anos
Com atrativos culturais e turismo de negócios em alta, pesquisa do MTur mostra que capital mineira se destaca também na gastronomia
Crédito: Embratur
O aniversário é hoje (12), mas as comemorações estão acontecendo há várias semanas. Um festão com cerca de 300 eventos, entre shows de compositores mineiros, exposições, feiras, passeios pelos pontos turísticos da cidade; e outras atrações promovidas pela prefeitura, por meio da Belotur, para comemorar os 120 anos de Belo Horizonte, fundada em 1897 como a primeira capital moderna planejada do Brasil.
Com o aniversário veio a nova marca turística de “Beagá", inspirada no traçado sinuoso e nos elementos cosmopolitas que tornam única a capital de Minas Gerais. Tudo para reforçar a imagem de uma cidade moderna, urbana e versátil, qualidades que puderam ser conferidas nos city tours desenhados para as comemorações dos 120 anos, mas que podem ser apreciadas o ano inteiro.
Entre os atrativos destacam-se o Complexo da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade; o circuito cultural Praça da Liberdade, um passeio pelos antigos prédios públicos transformados em espaços interativos com oferta de lazer e cultura; além da região da Savassi, zona comercial famosa pela grande concentração de bares e restaurantes.
A famosa comida de boteco e a típica comida mineira tornaram a culinária da capital um importante atrativo turístico. Tanto que a gastronomia de Belo Horizonte foi a segunda, depois da paraense, mais bem avaliada pelos turistas estrangeiros que visitaram o país no ano passado: 98,5% a consideraram boa ou muito boa.
Gastronomia mineira encanta os turistas. Créditos: Embratur
No turismo internacional, Belo Horizontes se destaca ainda como importante centro de negócios. As viagens a trabalho e para participar de eventos e convenções foi a motivação de 33,3% dos estrangeiros que estiveram na cidade em 2016. Com isso, a capital mineira ocupou a quinta posição entre as cidades brasileiras mais visitadas a negócios no período, segundo pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo. Foi ainda a sétima que mais realizou eventos internacionais no país, de acordo com ranking da Internacional Congress and Convention Association (ICCA).
CARNAVAL E SÃO JOÃO - Com a quarta maior oferta de leitos entre as capitais do país, cerca de 35,4 mil distribuídos em 334 estabelecimentos (MTur/IBGE), Belo Horizonte vem se destacando também como sede de duas celebrações tradicionais do turismo nacional. Segundo a Belotur, a cidade recebeu 500 mil turistas e contou com três milhões de foliões nas ruas durante o carnaval.
Já o Arraial de Belo Horizonte atraiu 185 mil pessoas com movimentação econômica de R$ 1,68 milhão. A capital mineira foi um dos cinco municípios selecionados em chamada pública do Ministério do Turismo para promoção e apoio à comercialização de festejos juninos.