Atuação do Ministério do Turismo nas redes sociais será apresentada em seminário
Com mais de 1,38 milhão de seguidores, MTur será uma das experiências apresentadas em evento sobre comunicação pública em Santa Catarina
Diretora de Estratégia Digital, Tatiana Lobão, durante evento de turismo da ABAV. Crédito: Paulino Menezes/ Mtur
Na hora de escolher o destino da viagem, a internet é a principal fonte de consulta dos turistas. Quase metade (49,2%) usa a ferramenta para escolher e se informar sobre o destino, como apontou a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais que estiveram no Brasil em 2016. Para incentivar a atuação dos órgãos públicos nas redes sociais, o MTur participa do 2º Seminário Catarinense de Comunicação Pública, em Florianópolis. O evento reunirá profissionais do setor para uma série de atividades entre quarta (22) e sexta-feira (24).
Com mais de 1,38 milhão de seguidores, somando Facebook, Twitter e Instagram, o trabalho do Ministério do Turismo será apresentado pela diretora de Estratégia Digital, Tatiana Lobão, na abertura do evento. “O nosso objetivo é promover o turismo nacional para os brasileiros, além das ações e políticas do Ministério. Para atingir um espectro mais amplo de pessoas, adotamos uma linguagem moderna, usamos conteúdo multimídia e promovemos atividades que geram engajamento, como enquetes”, explica.
A interação com comentários, curtidas e compartilhadas, no Facebook e no Twitter, além de um álbum totalmente colaborativo no Instagram utilizando a hashtag MTur chamou a atenção dos organizadores do seminário. “Convidamos o Ministério pela forma como ele se posiciona nas redes, com conteúdo que gera engajamento e interação. Essa interação frequente, o conteúdo visual e a linguagem chamam a atenção. É um exemplo bem sucedido que achamos interessante mostrar”, elogia João Paulo Borges, assessor de comunicação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), entidade que reúne as 295 cidades e as 21 associações de municípios do estado.
O evento será no Hotel Canasvieiras Internacional, é promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e tem como objetivo fortalecer a comunicação dos municípios e instituições governamentais, promover a troca de experiências, a integração entre os assessores de comunicação e os veículos estadual e regionais e consolidar parcerias com as entidades representativas do setor.