“Rio de Janeiro a Janeiro” é destaque no Fórum da Abracorp
Iniciativa do governo federal foi discutida e debatida durante na ABAV Expo, em São Paulo. O calendário de eventos prevê injeção de R$6,1 bilhões na economia da capital fluminense
Por Vagner Vargas
Secretária Teté Bezerra destaca turismo como meio para Rio superar crise. Crédito: Roberto Castro/ MTur
O calendário de eventos “Rio de Janeiro a Janeiro” foi destaque durante o Fórum da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), realizado nesta quinta-feira (28), em São Paulo, durante a ABAV Expo. A iniciativa do governo federal, divulgada no Rio de Janeiro no último domingo (24), foi apresentada e discutida pelos participantes.
A secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, destacou a importância do turismo para superar a crise no Rio de Janeiro durante a abertura do fórum. “Sabemos da crise e que seria necessária uma parceria e junção de esforços para superá-la. O Rio, além de porta de entrada do turismo brasileiro, é uma referência para todos nós por toda sua maravilha e belezas naturais”, destacou.
O programa “Rio de Janeiro a Janeiro” pretende revitalizar a capital fluminense e o estado por meio da realização de grandes eventos como o Rock in Rio, o Carnaval e o Reveillon de Copacabana. A ideia é realizar um evento do mesmo porte dos já citados todo mês ao longo de 2018.
Presidente da Riotur, Marcelo Alves, exaltou o sucesso do Rock in Rio, realizado em dois fins de semana de setembro, para lembrar o potencial da cidade não só para atrair, mas também atender bem aos turistas. “O turismo não é mais a vocação do Rio, é a solução, a resposta imediata. Aprendemos a realizar grandes acontecimentos. O Rio está preparado para receber volumes importantes de turistas”, apontou Alves.
Marcelo Alves ainda comemorou o fato de 98% do público do maior evento de música do mundo ter se deslocado de transporte público. “Isso comprova nossa eficiência e logística, um legado que a Olimpíada deixou”, disse, citando os Jogos Rio 2016 e outros legados olímpicos, como o aumento da ocupação hoteleira. Hoje, o Rio de Janeiro conta com 372 hotéis e 58 mil quartos.
A expectativa da Cidade Maravilhosa é de, por meio do turismo e investimentos no setor, gerar um impacto de R$ 6,1 bilhões na economia por meio do calendário de eventos. Segundo Marcelo Alves, serão 170 mil empregos gerados por meio do investimento de R$ 200 milhões. “O Rio de Janeiro merece dias melhores. Todo mundo se encanta pela cidade, que tem um povo generoso, carinhoso, alegre e que gosta de receber. A partir de janeiro, é um Rock in Rio todo mês. Esse é o nosso desejo e o governo entendeu e abraçou nossa ideia”, destacou.
Além de explorar os equipamentos e o potencial turístico, o Rio de Janeiro também precisa se preparar em outros aspectos para que o plano de recuperação tenha sucesso. É o que diz Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp. “Não adianta ter o melhor espaço, os melhores equipamentos e os lugares mais bonitos se não tiver pessoas qualificadas para fazer o atendimento. Não é só preparar um pedaço da cadeia turística, é o todo. E é isso que o Ministério do Turismo está fazendo com o Rio para levantar aquele destino”, afirmou Tanabe.