Mais de 95% dos turistas que estão no Rio de Janeiro pretendem voltar à cidade
Quantidade e qualidade dos serviços foram amplamente aprovadas em pesquisa realizada com turistas que visitavam a capital fluminense
Crédito: Embratur
O Rio de Janeiro continua encantando os turistas que visitam a cidade maravilhosa. Essa foi a constatação de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo e que ouviu mil brasileiros que visitavam o Rio entre 15 e 20 de agosto deste ano. Pouco mais de 2/3 dos entrevistados (67,6%) aprovaram a experiência na cidade e 92% disseram que recomendariam o Rio a amigos e familiares.
Quase 40% dos entrevistados visitavam a capital fluminense pela primeira vez. As praias, as belezas naturais, as opções de lazer e os atrativos turísticos foram apontadas pelos entrevistados como as principais vantagens da cidade para os turistas. Quando questionados sobre desvantagens, os turistas citaram a violência, apesar de a ampla maioria deles (85,1%) nunca ter sido vítima de violência na cidade e nem ter presenciado a ocorrência de algum crime (76,8%).
“Esses dados comprovam que a experiência turística no Rio de Janeiro continua maravilhosa. A cidade se estruturou recentemente em função dos grandes eventos e temos agora uma grande estrutura hoteleira, além da mobilidade urbana que também teve um grande salto com a oferta de meios de transporte como VLT, BRT e ampliação do metrô. Lançamos o calendário de eventos ‘Rio de Janeiro a Janeiro’ e vamos investir na promoção para atrair mais turistas – de lazer ou negócios – para visitar o Rio”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Ainda de acordo com a pesquisa, os investimentos realizados no parque hoteleiro já foram percebidos positivamente pelos visitantes. A quantidade de hotéis foi avaliada com nota 8.6 em uma escala de 0 a 10; e a qualidade desses meios de hospedagem também recebeu uma nota bem alta (8.1). Também dentro da mesma escala, a qualidade dos restaurantes ficou com nota 8.5; e a qualidade das opções de cultura e lazer ganhou nota 8.7.
SOBRE A PESQUISA – A pesquisa para medir a imagem do Rio de Janeiro foi encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto FSB Pesquisa. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 15 e 20 de agosto, em pontos de grande circulação de turistas brasileiros na cidade – como portas de hotéis, aeroportos, rodoviária e atrativos turísticos. A margem de erro é de 3pp, com intervalo de confiança de 95%.