Viva os teatros do Brasil!
Uma das maiores representações artísticas é celebrada neste 19 de setembro. Que tal conhecer um pouco mais sobre os palcos espalhados pelo Brasil e agendar uma visita?
Por Nayara Oliveira
O teatro é arte em múltiplos aspectos e compõe a identidade cultural de um povo. Ele é palco de atrações da dramaturgia, shows, orquestras, danças e folclore. É por esse motivo que as casas de espetáculos são reconhecidas pelo Ministério do Turismo como uma forma de fomentar o turismo cultural e estimular o turismo doméstico. E esta terça-feira (19) é dedicada a celebrar o Dia Nacional do Teatro e o Teatro Acessível.
Foi na Grécia antiga que o teatro tomou a forma como é conhecido atualmente. Durante o século XVI no Brasil, ele foi utilizado pelos padres jesuítas para catequisar os índios. Mas ficou conhecido como entretenimento por meio da vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, que trazia apresentações de companhias estrangeiras.
Tragédia ou comédia? Dança, música ou show com bonecos? As atrações que os turistas encontram nos teatros são tantas que fica difícil escolher uma só. A Agência de Notícias do Turismo vai ajudar o viajante indeciso a conhecer um (ou vários) dos maiores teatros brasileiros. Também é possível conhecer outros locais acessando o link.
Crédito: MTur
Theatro Municipal de São Paulo (SP) – Com mais de 100 anos de existência, o teatro já foi palco (literalmente) de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a semana de arte moderna de 1922, que reuniu artistas renomados do movimento artístico. Da fachada às cadeiras da plateia, a beleza do teatro encanta os visitantes, tem capacidade para 1,4 mil espectadores. Além da casa de espetáculos, o turista tem acesso à Praça das Artes, um complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições.
Crédito: Alexandre Macieira/ Riotur
Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) – Mais de 2,2 mil pessoas podem conferir as atrações do Theatro Municipal. Ele é uma das mais importantes casas de espetáculos da América do Sul e foi inaugurado em 1909. O local recebe artistas nacionais e internacionais da dança, música e ópera. Quer estudar arte? Então aproveite! O Theatro ainda conta com uma escola de dança e academia de ópera.
Crédito: Embratur
Theatro da Paz Belém (PA) – Fundado em 1878, durante o Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz, inspirado em um teatro italiano, foi criado para satisfazer os desejos da sociedade da época por espetáculos do gênero lírico. Com capacidade para 1,1 mil pessoas, o espaço foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e abriga obras de arte e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.
Crédito: Felipe Abud/ Secult
Theatro José de Alencar Fortaleza (CE) – Chamar de teatro-monumento é a melhor forma de definir a casa de espetáculos construída no Ceará. Além da fachada ser feita de ferro, o teatro ainda tem um jardim, que fica ao lado do prédio, e foi projetado pelo paisagista Burle Marx. São mais de 50 plantas dos cinco continentes e, para completar a beleza do local, o palco do jardim é a céu aberto.
Crédito: Embratur
Teatro Amazonas Manaus (AM) – O palco em Manaus também foi concebido durante o Ciclo da Borracha, em 1896. Óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais e orquestras já assaram pelo espaço. São tantas funções que o teatro se tornou um patrimônio cultural e museu.
Crédito: Ópera de Arame
Teatro Ópera de Arame Curitiba (PR) – Moderno como Curitiba, o teatro foi construído em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada, e inaugurado em 1992. O local é feito com vidro e tubos de aço e tem como atrativos um lago e cascata d’água. O Ópera de Arame já abrigou apresentações de grandes artistas como Tom Jobim, Chico Buarque e Moraes Moreira.