Ponta Grossa promove Salão de Turismo
2ª edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais vai divulgar os destinos e atrativos turísticos da região de Ponta Grossa
Por Geraldo Gurgel
Parque Estadual de Vila Velha. Crédito: Hirano
Expositores de diversos segmentos do turismo como restaurantes, hotéis e agências de turismo, além de gestores privados e dirigentes municipais do turismo na região dos Campos Gerais do Paraná estarão reunidos, a partir desta quinta-feira (24), no 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. O objetivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) é que os profissionais e prestadores de serviços turístico do estado participem e promovam, ainda mais, os destinos da região dos Campos Gerais e seus atrativos.
O evento, que será realizado no Centro de Convenções Palladium, vai reunir até domingo (27/08) os principais atrativos e prestadores de serviços turísticos da região. O salão de turismo gera oportunidades de negócios e fortalece o turismo como atividade econômica. Além da comercialização dos destinos e produtos em exposição, a programação inclui apresentações artísticas e culturais, e degustação de pratos regionais, entre outros atrativos que revelam a diversidade do turismo nos Campos Gerais.
Durante o salão de turismo, a prefeitura de Ponta Grossa organizou uma viagem com 30 jornalistas, incluindo de países vizinhos, convidados para a cobertura do evento e divulgação dos principais atrativos da região. São esperados 25 veículos de comunicação, a maioria de mídia especializada em turismo. O roteiro da Press Trip também inclui os municípios de Castro e Carambeí, que estão entre os principais destinos dos Campos Gerais. A Agência de Notícia do Turismo antecipa alguns atrativos como sugestão de roteiro da sua próxima viagem ao Paraná.
PONTA GROSSA - Considerada o principal entroncamento rodoferroviário do Sul do país, a antiga rota de tropeiros, a 115 km de Curitiba, destaca-se pela geografia privilegiada, colônias de imigrantes e diversidade de atrativos históricos e culturais como a Casa da Memória, antiga estação; templos religiosos, entre eles a Catedral de Sant´Ana; e naturais.
Já o sítio geológico de Vila Velha é formado por um complexo de figuras gigantes, entre 20 e 30 metros de altura, esculpidas no arenito pelas chuvas e ventos. Destacam-se a Taça e o Camelo, entre outras. Também fazem parte do roteiro a Lagoa Dourada e as Furnas, crateras com água no interior e vegetação exuberante. Visite também o Buraco do Padre, com cascata interna de 30m; a Cachoeira Mariquinha, balneário com queda de 30m; e o Cânion do Rio São Jorge, com várias cachoeiras e rapel.
CASTRO – Localizada no Caminho das Tropas, entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP), Castro transformou-se em uma das principais colônias holandesas do Paraná. O Museu do Tropeiro ocupa o prédio mais antigo da cidade. No Memorial Holandês Castrolanda é possível observar um moinho de 37 metros de altura. São atrativos turísticos que retratam momentos distintos da história local. Também se destaca a Colônia Terra Nova, de imigração alemã. Entre os atrativos naturais o Cânion Guartelá, formado pelo Rio Iapó, é o mais visitado da região.
CARAMBEÍ – A antiga Colônia Carambehy tem como principal atrativo o Parque Histórico de Carambeí. O museu a céu aberto, inaugurado em 2011 durante o centenário da imigração holandesa nos Campos Gerais, ocupa uma área de 100 mil metros quadrados. O local preserva a memória dos imigrantes do início do século passado e conta a evolução da histórica parceria entre brasileiros e holandeses nos cinco espaços que formam o complexo cultural: Casa da Memória, Vila Histórica, Parque das Águas, Centro Cultural Amsterdã e Centro de Exposições.