MTur e Secretaria de Cultura de SP firmam acordo de cooperação
Termo de compromisso garante promoção de curso de qualificação e acompanhamento do desenvolvimento de alunos já matriculados
Crédito: Gustavo Messina/ MTur
São Paulo é o primeiro estado a assinar acordo de cooperação com o Ministério do Turismo para promoção e execução das ações de qualificação da plataforma Brasil Braços Abertos, criada pela Pasta. A adesão ocorreu nesta quarta-feira (16), em Brasília, e contou com a presença do secretário-adjunto de Cultura de São Paulo, Romildo Campello, e da secretária nacional de Qualificação e Promoção de Turismo, Teté Bezerra.
Em todo o país, 156 municípios já aderiram ao termo de compromisso, sendo 30 no Estado de São Paulo. “A secretaria está criando uma política de formação de ensino a distância e como primeiro passo, firmamos o compromisso com a plataforma de educação online do MTur”, ressaltou secretário-adjunto de Cultura de São Paulo, Romildo Campello.
Com o acordo, a Secretaria fica responsável por quantificar a demanda por cursos de qualificação, garantir o acesso dos alunos à plataforma de ensino online, bem como acompanhar o desenvolvimento dos alunos e realizar ações de promoção dos cursos.
Já o Ministério vai disponibilizar acesso aos cursos na plataforma, incentivar os alunos a concluírem os estudos e prestarem assistência técnica. “A assinatura deste termo de compromisso é importante para as duas áreas, já que a Cultura cuida dos patrimônios e o Turismo explora esses atrativos. Juntos, podemos fomentar o turismo e gerar emprego e renda para os municípios”, explicou a secretária nacional de Qualificação e Promoção de Turismo, Teté Bezerra.
BRASIL BRAÇOS ABERTOS – Ainda dá tempo de começar os estudos na plataforma de ensino a distância do MTur e se juntar aos mais de 15,9 mil inscritos até o momento. O BBA oferece 80 horas/aula online e gratuitas para aqueles que desejam conhecer mais sobre o turismo brasileiro. Os interessados poderão se cadastrar até o dia 30 de setembro.
Por meio de vídeoaulas e textos, o aluno aprende, dentre outros temas, a atender melhor o turista, conhece ferramentas de marketing, previne de riscos, e estuda conceitos de sustentabilidade e ética. A plataforma é validada como curso de extensão, fornece certificado emitido pelo MTur, e contempla os 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Para os inscritos, o prazo de conclusão do curso é até 30 de dezembro.