Ministério do Turismo e entidades do setor discutem medidas de promoção para o Tocantins
Em reunião com trade turístico, representante do MTur apresentou ações de qualificação e previsão de investimentos no Jalapão
Por Nayara Oliveira
Jalapão, no Tocantins. Crédito: MTur
O secretário interino de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Hercy Ayres, participou na última sexta-feira (11), em Palmas (TO), de encontro com o trade turístico de Tocantins para apresentar e debater medidas de incentivo ao turismo na região. Na ocasião, foram apresentados o programa Brasil + Turismo, além das iniciativas de qualificação voltadas para os profissionais no estado, bem como os investimentos para o Jalapão.
Foram anunciadas 240 vagas para estudantes de ensino médio no programa de educação técnica Mediotec, em Palmas. Também foi reforçada a importância da plataforma de ensino à distância Brasil Braços Abertos, cuja as inscrições podem ser feitas até 30 de setembro. O BBA vale como curso de extensão e fornece aos alunos um certificado emitido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Os participantes também discutiram o Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Estado do Tocantins, uma iniciativa do MTur, em parceria com o governo estadual, que aloca recursos financeiros para estruturação da região do Jalapão.
O encontro foi uma oportunidade para que empresários do setor pudessem apresentar também suas demandas para o Ministério, caso da conectividade aérea no estado. De acordo com o trade, o Tocantins está localizado no centro do Brasil e isso pode torná-lo um ponto de conexão aérea para diferentes regiões do país. Por este fator, os empresários solicitaram apoio do MTur para ampliarem o número de voos na região.
Hercy Ayres explicou que encontros como este permitem a troca de informação entre governo e entidades. “Com estes eventos, o trade entende as ações que estão sendo feitas pelo ministério e nós temos a oportunidade de ouvi-los e saber quais são as demandas de quem lida diretamente com o turismo local”, pontuou.
Participaram ainda da reunião, o deputado federal Carlos Gaguim (PODEMOS/TO); a presidente do Convention & Visitor Bureau, Ilza Correa; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Tocantins, Ana Paula Setti; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) no Tocantins, Rodolfo Ferreira; a representante na Secretaria de Turismo da Associação Brasileira de Locação de Automóveis (ABLA), Cleide Brandão; e a vice-presidente do CV&B, Ana Paula Silva.