Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Festival Vale do Café promove turismo de experiência em fazendas do Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Destinos

Festival Vale do Café promove turismo de experiência em fazendas do Rio de Janeiro

São dez dias de experiências musicais e gastronômicas em meio a beleza natural da região histórica dos barões do café no interior do Rio de Janeiro

  • Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 12h48
  • Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 12h48

 

Por Geraldo Gurgel


Fazenda Ponte Alta Engenho. Crédito: Gabriel Marques/Divulgação

A partir desta sexta-feira (21), a 15ª edição do Festival Vale do Café agita fazendas e movimenta o turismo com música instrumental e gastronomia na cidade história de Vassouras (RJ) e nos municípios vizinhos do Vale do Café. O festival, que segue até 30 de julho, é típico do inverno e uma excelente pedida para aproveitar as férias de julho e curtir o frio sem abrir mão de enriquecer a experiência da viagem com a história do vale que abrigou a nobreza do café.

Concertos nas antigas fazendas de café e a gastronomia local reforçam o conceito de turismo de experiência e aguçam o paladar em harmonia com a natureza. São cenários seculares que reúnem expoentes da música e atraem visitantes de volta ao período conhecido como ciclo do café. Nos próximos dez dias, a música, a natureza, os aromas e sabores estarão alinhados ao histórico das fazendas e seus personagens como barões, baronesas e escravos.

Cada estabelecimento é um atrativo turístico que leva o visitante a se envolver com os costumes da região. O turista tem opção de conhecer diferentes atrativos do Vale do Café que promovem turismo de experiência. O Festival teve início oficialmente na manhã desta sexta, na Fazenda União, em Rio das Flores, com um concerto lírico. Também participam do festival, a Fazenda Paraízo, do Barão do Rio Preto, considerada a mais autêntica da região, ainda em Rio das Flores; e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí. Já a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz celebração musical para os turistas em um cenário que já serviu de locação para filmes e novelas.

A Fazenda das Palmas, no município de Paulo de Frontin, recepciona os turistas com violoncelistas e cardápio orgânico. Em Vassouras, a Fazenda São Roque também recebe o visitante com música clássica. No centro histórico da cidade, é possível aproveitar uma programação paralela ao evento, totalmente gratuita, com atrações musicais, artísticas e infantis durante todo o período do festival. No auge do ciclo do café, Vassouras era o centro da nobreza rural do Rio de Janeiro, uma extensão da capital do império. Aproveite para conhecer o casario histórico da área tombada pelo IPHAN.

Durante a visita ao Vale do Café, o turista conhece a história dos barões que se estabeleceram na região ostentando riqueza em sobrados suntuosos. Na época do Brasil Império, a região de Vassouras, utilizando-se de mão de obra escrava, chegou a produzir e comercializar 75% do café consumido no mundo.

Essa volta ao Brasil Imperial passa também pelos empreendimentos turísticos. Além das fazendas, o visitante encontra hotéis, restaurantes e lojas de artesanato nos vários municípios que integram o roteiro turístico. Cada atrativo oferece uma experiência diferente ao visitante, desde os saraus de música e oficinas de bordado das baronesas aos pratos servidos nos banquetes reais. São atividades que resgatam os hábitos e o gosto refinado dos barões do café, onde o visitante é personagem vivo dessa volta ao passado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página