Ainda dá tempo: consulta sobre qualificação termina nesta sexta (21)
Processo iniciado pelo MTur acumula mais de 140 contribuições para política de formação de jovens e adultos
Por André Martins
Guias de Turismo. Crédito: Paulino Menezes
Pessoas interessadas em apresentar sugestões à Política Nacional de Qualificação no Turismo têm até às 23h59 desta sexta-feira (21) para participar da consulta pública promovida pelo Ministério do Turismo. O texto preliminar, com diretrizes à formação de jovens e adultos na área, é fruto de um trabalho conjunto com a Universidade de Brasília (UnB). (Acesse aqui o documento)
A proposta foi elaborada após a realização de pesquisas e seminários, em vários estados, que envolveram especialistas de nove instituições públicas de ensino. Até esta sexta, a consulta, que tem como objetivo reunir opiniões da sociedade, contabiliza 151 contribuições de cidadãos, gestores, acadêmicos e empresários, entre outros.
A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, enaltece o engajamento popular no processo. “Isso indica que a Política de Qualificação atenderá às várias necessidades de capacitação. Ao ouvir cidadãos e trabalhadores que atendem visitantes no país, será possível ter um diagnóstico do que é preciso para garantir mais qualidade à recepção de turistas”, frisa Teté.
A elaboração da Política de Qualificação é uma das ações do Brasil + Turismo, um pacote de medidas do governo federal voltado ao desenvolvimento do setor. As contribuições à consulta, iniciada em 03 de julho, serão avaliadas e reunidas por pesquisadores do projeto. Na sequência, haverá a apresentação das sugestões ao Conselho Nacional de Turismo (CNT).
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail consultaqualificacao@turismo.gov.br , da Coordenação-Geral de Qualificação Turística do MTur. A previsão é de que o documento final seja divulgado até o fim de 2017.
BRAÇOS ABERTOS - A plataforma Brasil Braços Abertos, uma das ações de capacitação profissional já desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, proporciona aulas por meio da internet a trabalhadores da linha de frente do setor turístico.
Até o momento, 12.324 pessoas já se inscreveram no endereço eletrônico brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As inscrições seguem até 30 de setembro. O curso, válido como de extensão, emprega vídeos e jogos educativos no aprendizado, soma um total de 80 horas-aula e deve ser concluído antes de 31 de dezembro deste ano.
Mais informações sobre iniciativas do MTur na área podem ser conferidas no site www.turismo.gov.br/qualificacao.