Parceria entre Turismo e Planejamento moderniza sistemas do MTur
Ministérios repactuam acordo para analistas de TI trabalharem em plataformas digitais, facilitando o uso das ferramentas aos funcionários e cidadãos
Por Nayara Oliveira
Esplanada dos Ministérios.
Os Ministérios do Turismo e Planejamento estão em parceria para fortalecer e modernizar os sistemas de informações digitais do MTur. Para isso, representantes das Pastas assinaram nesta sexta-feira (16) um acordo de repactuação de uma parceria iniciada em 2016. O Plano de disponibiliza, no MTur e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), analistas em tecnologia da informação cedidos pelo Ministério do Planejamento. O objetivo da iniciativa é modernizar as ferramentas digitais, trazendo benefícios para funcionários e cidadãos que utilizam os serviços do MTur.
Entre as mudanças previstas estão a modernização de plataformas como o cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo (Cadastur) e o Mapa do Turismo, ferramenta que auxilia na definição da estratégia de atuação do Ministério do Turismo. A proposta prevê, também, a atualização do Sistema de Gestão e Monitoramento de Qualificações Turísticas, que fornecerá informações mais concentradas sobre áreas que realizarem qualificações no setor.
Estiveram reunidos no encontro, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, a coordenadora substituta de TI, Sâmia Firmino, e membros do Ministério do Planejamento, como o secretário-adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), Angelino Caputo, e a diretora do Departamento de Relacionamento e Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ana Carolina Romão.
Para Alberto Alves, a parceria possibilitará que o Ministério do Turismo se equipare com as estratégias de governança digital do governo. “Estamos em conformidade com as políticas digitais do governo federal, o que é muito positivo para o MTur”, explicou.
Segundo os técnicos do Ministério, a migração de sistemas para uma nuvem e o alinhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) à Estratégia de Governança Digital serão alguns dos benefícios da parceria.
O Plano de Trabalho vai até 31 de dezembro de 2017. A SETIC ficará responsável por realizar uma avaliação anual em relação ao cumprimento das metas. O próximo encontro entre os representantes será em agosto.