Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Policiais do DF são orientados sobre proteção infantil no Turismo
Início do conteúdo da página
TURISMO RESPONSÁVEL

Policiais do DF são orientados sobre proteção infantil no Turismo

Coordenadora do MTur expõe ações desenvolvidas pela pasta para conscientizar quanto à necessidade de cuidados

  • Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h23
  • Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 23h10

Por André Martins


Vídeo da campanha do MTur de combate à exploração de crianças e adolescentes. 

A prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foram o tema de uma palestra proferida esta semana pela coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, a militares do Batalhão de Policiamento Turístico do Distrito Federal (BPTur).

A apresentação ocorreu durante a 1ª edição do Curso de Especialização em Policiamento Turístico, promovido pela Polícia Militar. A capacitação reúne 29 agentes, que recebem orientações sobre direitos humanos e atendimento, entre outras, a fim de proporcionar segurança a visitantes.

A convite da corporação, Isabel Barnasque expôs ações desenvolvidas pelo MTur, como a oferta do Manual do Multiplicador. A ferramenta busca sensibilizar trabalhadores do setor turístico para identificar e denunciar suspeitas de violação dos direitos infantis.

Ela detalhou a legislação que rege a punição de agressores e observou que a participação dos policiais reforça o enfrentamento a crimes do tipo. “Isso torna a ação mais efetiva e imediata, porque eles têm um poder de atuação maior até do que o Disque 100. Eles pedem, inclusive, que a gente divulgue o telefone 190 para denúncias. Esse curso é um enorme ganho para a rede de proteção”, celebrou.

A coordenadora também exibiu vídeos de uma campanha da Pasta que têm o objetivo de conscientizar quanto à necessidade de atenção. No estilo ‘câmera escondida’, as gravações, disponíveis no canal do MTur no Youtube, captam a reação de consumidores a episódios que simulam situações de risco a crianças em hotéis, bares e restaurantes.

O major Sérgio Carrera, comandante do BPTur, elogiou a colaboração e previu avanços na proteção de crianças e adolescentes. “Foi um grande passo, porque esse é um tema que carece de cada vez mais difusão. A palestra agregou muito valor e conhecimento a um tema em que nós podemos agir tanto na prevenção quanto na repressão”, apontou.

O MTur adota iniciativas na área desde 2004, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância. O trabalho engloba ações como palestras, o apoio a emendas parlamentares para políticas públicas de combate aos crimes e, mais recentemente, a divulgação da campanha Proteger, Respeitar e Garantir - Todos Juntos pelos Direitos das Crianças, do Ministério dos Direitos Humanos.

QUALIFICAÇÃO - O curso da Polícia Militar do DF, iniciado no último dia 08, já contou com palestras de representantes da Secretaria Adjunta de Turismo da capital e atividades a exemplo de uma visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Brasília. No local, os agentes assistiram a uma apresentação a respeito de diversidade cultural e de gênero sob a perspectiva da segurança.

Os participantes também estiveram na Embaixada de Israel, onde receberam instruções quanto a terrorismo, contraterrorismo e o impacto destes atos no turismo. É prevista ainda para esta sexta-feira (26) a realização de um tour por atrativos turísticos de Brasília, antes da formatura da turma, no dia 29.

O objetivo da capacitação é conscientizar quanto à importância do quesito segurança na escolha de destinos por viajantes. A corporação oferece um telefone 24 horas, com atendimento em português e inglês, para qualquer tipo de ocorrência envolvendo turistas. O número é o (61) 99150-5577.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página