Ministro do Turismo marca presença na abertura do Conotel 2017
Organizado pela ABIH Nacional, evento em São Paulo reúne autoridades e empresários para debater os desafios da hotelaria nacional
Por André Martins
Crédito: Embratur
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa na noite desta quarta-feira (17), em São Paulo, da abertura da 59ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2017), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Com o tema “Brasil rumo a 2020 - Crescimento Sustentável da Hotelaria”, o evento deve reunir entre 700 e 800 hoteleiros.
Os participantes irão debater ações que permitam contornar entraves e reforçar a atração de investimentos e clientes. Na pauta, a reforma da legislação trabalhista, projetos de lei relativos ao segmento e a regulamentação de novos modelos de negócios, a exemplo dos sites de hospedagem.
Marx Beltrão, que juntamente com outras personalidades será homenageado por sua atuação na área, elogia a realização do encontro em um momento de superação de desafios. “A busca por crescimento sustentável é muito oportuna para consolidarmos o papel do turismo na economia e na geração de emprego e renda. Discutir assuntos como inovação e tendências certamente ajudam o país a sair mais forte de situações adversas”, enaltece.
A pauta do Conotel envolve ainda a ampliação do mercado doméstico de viagens e o aproveitamento do legado de grandes eventos para reforçar as chegadas internacionais. O presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Junior, avalia que iniciativas como o Brasil + Turismo, plano do MTur voltado ao fortalecimento do setor, podem ajudar neste sentido.
Ele comemora a presença do ministro e ressalta que o pacote de medidas favorece o retorno de aportes feitos pela hotelaria. “A expectativa com a presença do ministro é muito positiva, porque ele está totalmente envolvido nas discussões do setor como um todo. Fizemos grandes investimentos para a Copa e a Olimpíada. Agora é o momento de colher isso, com uma grande divulgação no exterior e o incentivo para o brasileiro viajar pelo Brasil”, aponta.
Paralelamente ao evento, que segue até o próximo dia 19, no Centro de Convenções Frei Caneca, ocorre a 2ª Feira Internacional para Hotelaria (Expotel). A mostra reunirá fornecedores de áreas como alimentos, bebidas, recreação e sistemas operacionais, ocasião em que empresários terão acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e de última geração.
EMPENHO - No último mês de março, representantes do MTur despertaram o interesse de empresários estrangeiros ao expor oportunidades de investimento nas áreas de hotelaria e infraestrutura durante encontros internacionais organizados na Europa.
O órgão promoveu rodadas de negócios na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália, durante a 20ª edição do Fórum Internacional de Investimentos em Hotéis (IHIF, na sigla em inglês) e no MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), uma das maiores feiras mundiais do setor imobiliário, na França.