Empresas aéreas brasileiras querem dobrar número de passageiros em dez anos
Durante WTM Latin América, em São Paulo, presidente da Abear expôs desafios do setor, que inclui diminuição de impostos e nova regulamentação
Por Gabriel Fialho
Eduardo Sanivicz na WTM. Crédito: Gabriel Fialho/ MTur
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) quer dobrar o número de passageiros nos próximos dez anos e chegar a 200 milhões de pessoas transportadas no país. O objetivo não parece tão distante quando se analisa o crescimento de 2002 a 2015, período em que a quantidade de brasileiros viajando de avião passou de 30 milhões para 100 milhões. No entanto, o setor terá que reverter a queda de oito milhões de poltronas ocupadas no último ano.
O cenário foi traçado pelo presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, no painel “Benefícios sociais e econômicos da aviação no Brasil e efeitos no setor de turismo”, apresentado nesta terça-feira (04) na feira internacional World Trade Market (WTM) que vai até esta quinta-feira (06), em São Paulo. Para ele, a crise econômica fez as empresas cortarem custos e diminuírem as viagens executivas - que representam dois terços do movimento aéreo no país.
O representante da Associação também apontou os obstáculos para que as empresas brasileiras se tornem mais competitivas. “Os principais desafios são rever a tributação sobre o querosene de aviação, alinhar o ambiente regulatório ao mercado internacional e procurar fazer com que as medidas que contribuem para diminuir o custo da passagem ao consumidor sejam implementadas”, analisou Sanovicz.
Ainda segundo dados da Abear, uma diminuição de 10% no preço da passagem representa um crescimento de 14% no número de passageiros. Para isso, a entidade também trabalha na diminuição do ICMS, imposto que varia por estado, sobre a querosene de aviação. Em algumas regiões o tributo deixa o preço até 50% mais elevado que em países europeus e dos Estados Unidos.
“Conversamos com os gestores e obtivemos resultados. Conseguimos que 16 dos 27 estados fizessem acordos de redução de ICMS e com isso eles ganharam voos novos. O exemplo mais claro é o do Distrito Federal, que quando reduz de 25 para 12% sua alíquota, ganha 290 novos voos semanais”, finaliza Sanovicz.
WTM LATIN AMERICA – O evento que é o principal do segmento de viagens e turismo do continente latino-americano chega a sua quinta edição, sempre sediado em São Paulo. Focada no turismo de lazer e corporativo, a feira reúne empresários, gestores públicos e profissionais do turismo internacional. Debates, conferências, estandes de países do mundo todo e áreas de networking movimentam os pavilhões da Expo Center Norte.
Em 2016, o evento gerou mais de US$ 370 milhões em novos negócios, realizados entre expositores e compradores, um aumento de 2,3% em relação a 2015, e recebeu 6.540 profissionais.