Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Obras de recuperação da Fortaleza de Morro de São Paulo entram em fase final
Início do conteúdo da página
monumentos

Obras de recuperação da Fortaleza de Morro de São Paulo entram em fase final

Investimentos no monumento são de R$ 8,5 milhões e inclui instalação de um museu, anfiteatro e área para eventos

  • Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 18h12
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 18h16

 
Crédito: Tatiana Azeviche/ Governo Bahia

Um importante atrativo histórico cultural, localizado na zona turística Costa do Dendê, no sul baiano, a Fortaleza do Morro de São Paulo está em fase final das obras de restauração. Desta forma, o município de Cairu poderá voltar a oferecer este atrativo em breve, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. O monumento datado do século XVII requer um cuidadoso plano de uso. Isso inclui a instalação de uma exposição permanente com objetos encontrados durante o restauro: balas de canhões, artefatos arqueológicos e cinco canhões, que ajudam a contar a história do local.

Está prevista a instalação de um museu, anfiteatro, área para eventos e uma cafeteria. Serão feitas visitas guiadas por jovens da comunidade, selecionados e preparados para trabalhar no receptivo aos turistas. “Estamos alinhados com nossos parceiros neste trabalho de valorização de um equipamento de relevante interesse turístico, histórico, arqueológico e arquitetônico”, resumiu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves.

O restauro tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que investe R $ 8,5 milhões na recuperação da edificação. As obras foram divididas em duas etapas. A primeira, emergencial e já pronta, foi a recuperação estrutural da muralha.

A segunda, em fase de conclusão, contempla a restauração do Portaló, do Corpo da Guarda, do Forte da Ponta e do caminho ao longo da muralha. Atualmente, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) detém a cessão de uso do equipamento militar e histórico, concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao Governo da Bahia.


Crédito: Tatiana Azeviche/ Governo Bahia

O projeto museológico é preparado pelos institutos do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides). Este último é parceiro da Setur para a realização das obras e gestão do equipamento, assim como a prefeitura municipal de Cairu. As obras de requalificação são autorizadas e acompanhadas pela SPU e Iphan. O projeto de restauração e readequação está baseado nas premissas do valor e significado histórico cultural do monumento, integrando o conjunto arquitetônico à dinâmica turística da região.

O Iphan, em parceira com os Ministérios da Cultura, Turismo e Defesa, realiza entre os dias 4 e 7 de abril, no Forte das Cinco Pontas, no Recife (PE), o Seminário Internacional Fortificações Brasileiras, com o objetivo de refletir e debater as ações necessárias para a criação de uma plataforma comum. 

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

registrado em:
Fim do conteúdo da página