Blumenau ganha título oficial de Capital Nacional da Cerveja
Projeto de lei sancionado pelo presidente Michel Temer ajuda a reforçar a promoção da cidade catarinense por meio do turismo
*Com informações da Presidência da República e da Prefeitura de Blumenau
Crédito: Embratur
Agora é oficial: famosa por atrair milhares de visitantes que, além dos traços da imigração alemã, buscam suas variadas cervejas, a cidade catarinense de Blumenau foi reconhecida pelo governo federal como Capital Nacional da Cerveja. O Projeto de Lei foi sancionado pelo presidente da República, Michel Temer, numa cerimônia realizada nesta quinta-feira (09), em Brasília.
Ao discursar, o presidente destacou que a medida vai incrementar a geração de emprego e renda, especialmente a partir do turismo. “Não só ganham os apreciadores de cervejas, mas também os blumenauenses, com emprego, renda e reconhecimento. Nós precisamos do turismo e sabemos que Blumenau é um centro turístico extraordinário”, enalteceu Temer.
Blumenau possui hoje cerca de 120 produtores artesanais de cerveja e sedia diversos eventos que tem na bebida sua grande estrela. Entre eles está a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul; o Festival Brasileiro da Cerveja, principal da América Latina, e o Concurso Brasileiro da Cerveja, segundo maior do mundo em número de amostras.
Na edição do ano passado, a Oktoberfest registrou uma movimentação de R$ 3,2 milhões e mais de 500 mil visitantes, segundo a prefeitura da cidade. Em 33 anos, a festa soma mais de 20 milhões de frequentadores.
INVESTIMENTOS - Em 2016, Blumenau recebeu 61 novas placas para complementar sua sinalização turística e melhorar o atendimento a visitantes. A iniciativa contou com apoio do Ministério do Turismo, responsável pelo repasse de R$ 308 mil para a execução do projeto.