Vai ficar em casa no feriado? Programe-se!
A Agência de Notícias do Turismo preparou algumas dicas de atividades para quem não vai viajar no carnaval
O carnaval chegou e para alguns brasileiros a folia vai ser mesmo em casa. Mas se engana quem acha que não viajar é sinônimo de feriado sem graça. Além de aproveitar os quatro dias de folga para descansar, é possível organizar uma intensa programação para visitar ou até mesmo descobrir alguns atrativos da própria cidade. A experiência pode ser muito especial. A Agência de Notícias do Turismo listou algumas atividades que podem agradar a todos os perfis e idades.
Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Crédito: Embratur
Parques e Praças
Toda a cidade tem um belo parque ou praça e essa pode ser uma boa pedida para o final da tarde. A programação pode ser variada: praticar exercícios, andar de bicicleta ou patins, apreciar a paisagem ou ainda melhor, reunir os amigos para um piquenique com muitas delícias. Não esqueça de levar um saquinho para recolher o lixo e manter o local limpo para os próximos encontros.
Bloquinhos
Quase todas as cidades brasileiras se rendem a folia e programação para curtir a festa é que não falta. Desde os bloquinhos de rua em cidades como Rio de Janeiro, Olinda, Belo Horizonte, São Paulo, Ouro Preto e Brasília, até os famosos trios elétricos e os tradicionais bailes em clubes. E o que não falta é opção para agradar a todos os estilos: brega, axé, samba, forró, sertanejo e até rock.
Cachoeiras
O contato com a água relaxa e os passeios em cachoeiras são uma ótima pedida para os dias quentes. Mas é preciso tomar cuidado, no verão o aumento de chuvas faz com que o volume de água dos rios fique mais alto e a correnteza mais forte. Informe-se antes se a visita é permitida, se a entrada é gratuita ou qual o valor cobrado e também se é necessário guia para visitar o local.
Praias
Se tem um programa que combina com o verão e com a proposta de gastar pouco, nada melhor do que curtir um belo dia na praia – seja ela de rio ou de mar –, um simples mergulho pode fazer toda a diferença. Só não dá para esquecer da hidratação e dos cuidados básicos como uso de protetor solar e boné para evitar que a programação vire uma grande dor de cabeça. Fique atento também as sinalizações que indicam qual local é mais seguro para ficar.
Créditos: Embratur
Mercados
Visitar o mercado local de frutas e verduras com tempo é uma delícia. Dá para conhecer as novidades, ouvir histórias dos feirantes, comer pastel e provar frutas diferentes. O Mercado Municipal de São Paulo, Mercado Central de Belo Horizonte, a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro e o Mercado Ver-o-Peso em Belém são algumas opções. E na sua cidade tem um mercado? Que tal visita-lo?
Centros Culturais
Aproveitar o tempo livre para ver de perto uma exposição daquele artista novo ou de um pintor ou escultor que você só conhece dos livros também é uma excelente programação. Perto de você deve ter algum centro cultural ou museu com entrada gratuita, que tal aproveitar as férias para dar uma passada lá? Uma boa pedida é o Centro Cultural do Banco do Brasil, sempre com programação com exposições, shows e mostras culturais gratuitas ou com preços simbólicos em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Centros de Artesanato
Os centros de artesanato mostram um pouco da história da população por meio da arte, como vivem ou em que acreditam Em João Pessoa tem o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP); em Recife, o Centro de Artesanato de Pernambuco; em Fortaleza, o Centro de Artesanato do Ceará; em Belo Horizonte, o Centro de Artesanato Mineiro e em Brasília, a Feira da Torre de TV.