Tranquilidade para quem quer fugir do carnaval
Longe da folia, alguns destinos até aumentam o movimento durante a festa com a chegada de turistas que buscam a calmaria
Por Geraldo Gurgel
O feriado prolongado que começa neste sábado (25) e segue até o meio-dia de quarta-feira (01) faz do carnaval um período de descanso para aqueles que preferem evitar as multidões e o agito dos grandes destinos de folia. Mas mesmo durante a festa momesca, existe um Brasil de tranquilidade, belezas naturais e atrativos tão variados quanto a diversidade dos viajantes avessos ao carnaval. A Agência de Notícias do Turismo separou algumas opções para aqueles que preferem fugir da folia.
Serra da Canastra. Crédito: ICMBio
MINAS GERAIS
Enquanto as cidades históricas são tomadas por visitantes em busca de animação, a Serra da Canastra (MG) serve de refúgio para quem busca sossego. O contato com a natureza proporciona passeios inesquecíveis. São cachoeiras, trilhas, lagos e grutas, em meio a fauna e flora preservados. São Roque de Minas é a cidade mais próxima da maioria dos atrativos e conta com serviços de passeios, hospedagem e alimentação. Na região é possível saborear o Queijo Canastra, fabricado há mais de dois séculos por produtores artesanais de queijo de leite cru, que garantiram o título de Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil.
Jalapão. Crédito: Embratur
TOCANTINS
Jalapão (TO) entrou na rota turística de quem busca tranquilidade, belezas naturais e uma boa dose de aventura e esportes radicais. O destino mescla ecoturismo e safari pela paisagem e savana que abrange quatro municípios. Os atrativos naturais vão desde imensas dunas de areia alaranjada, fervedouros, rios, cânions, cachoeiras e lagos, aos chapadões e formações geológicas que encantam os visitantes. É um destino quase intocado e preserva fauna e flora diversificadas. Mateiros tem os atrativos mais visitados e estrutura básica de serviços para receber o visitante.
Paraty. Crédito: Embratur
RIO DE JANEIRO
Praia nem sempre é sinônimo de tranquilidade no carnaval, ainda mais no Rio de Janeiro, mas a praia do Sono, em Paraty (RJ), faz jus ao nome que se alia à bela paisagem e a tranquilidade do local. O acesso é feito por uma trilha em duas horas de caminhada. Areias finas e águas transparentes compõem o cenário emoldurado pela mata atlântica, área de proteção integral da Reserva Ecológica da Juatinga.
Chapada Imperial. Crédito: Divulgação Chapada Imperial
DISTRITO FEDERAL
Pertinho do Plano Piloto, a Chapada Imperial (DF) está entre os atrativos do Distrito Federal e do entorno de Brasília. Quem opta pelo carnaval fora dos eixos monumental e rodoviário da capital federal, encontra nesse santuário ecológico do Planalto Central, muitas trilhas, curtas e de longa duração, arvorismo, tirolesa e camping em meio a natureza com rios e cachoeiras.
Chapada dos Veadeiros. Crédito: Embratur
GOIÁS
Localizada no coração do Planalto Central, no extremo norte do estado de Goiás e a 234 km do centro de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros traz cachoeiras, cânions, paredões e piscinas naturais de águas cristalinas. Os principais portões de acesso são Alto Paraíso e São Jorge. A primeira está entre as cidades mais místicas do Brasil. Já na segunda está a entrada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial Natural.
Crédito: Prefeitura de Domingos Martins
ESPÍRITO SANTO
Já Domingos Martins (ES), próximo de Vitória, é o principal destino da Serra Capixaba. Faz parte do roteiro contemplar a paisagem da Pedra Azul e relaxar na Cascata do Galo, além de muito sossego. Boa mesa e cultura alemã são raízes regionais da colonização local.