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Institucional

Entidades defendem isenção de vistos para países estratégicos

Trade pede manutenção da medida utilizada nos Jogos Rio 2016

  • Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 13h37
  • Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 18h19

 

As entidades de classe que representam o setor produtivo do turismo divulgaram nesta segunda-feira (06) uma Carta Aberta em Defesa do Turismo, na qual manifestam preocupação sobre o andamento da proposta de isenção de vistos a países estratégicos.

O documento, assinado por 28 associações do mercado de turismo e pela maior agência de viagens do país, cita projeção do Ministério do Turismo, segundo a qual a isenção de vistos para esses países pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional e impactar no aumento do fluxo de turistas das quatro nacionalidades para o Brasil.

Confira a íntegra da carta aberta, endereçada aos ministérios do Turismo, Fazenda, Planejamento e à Casa Civil da Presidência da República.

CARTA ABERTA EM DEFESA DO TURISMO

No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego desde 2012 e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo. As entidades representativas de classe têm uma série de medidas já demandadas para o governo no sentido de destravar os gargalos que há tempos impedem o desenvolvimento do setor de viagens.

Medidas simples que dependem apenas de vontade política e têm grande impacto no setor. A mídia tem veiculado que o governo federal pretende recuar e não mais isentar o visto para turistas de países estratégicos como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de um pleito antigo do mercado que, de acordo com projeções do Ministério do Turismo, pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional.

As entidades representativas de classe do turismo vêm, por meio desta carta aberta, defender não apenas a dispensa de visto para países estratégicos como ocorreu na Olimpíada com um impacto extremamente positivo, como também a elaboração de um pacote mais amplo que inclua de uma vez por todas o turismo na agenda estratégica e econômica do governo.

 Já está disponível uma série de estudos e documentos que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. O turismo no Brasil precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, enquanto mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas no planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Assinam a CARTA ABERTA

ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES NACIONAIS:

  1. CETUR - Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
  2. ABAV NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGEM                          
  3. ABEAR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS                         
  4. ABEOC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS                  
  5. ABETA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA                                                   
  6. ABIH NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE HOTÉIS        
  7. ABLA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS 
  8. ABOTTC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TRENS TURÍSTICOS E CULTURAIS                                  
  9. ABR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS - RESORTS BRASIL               
  10. ABRACCEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS DE CONVENÇÕES E FEIRAS              
  11. ABRASEL NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES                  
  12. ABRASTUR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO SOCIAL            
  13. ABRATURR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RURAL              
  14. ABRACORP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS 
  15. CLIA BRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS
  16. ALAGEV - ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE GESTORES DE EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS                                                        
  17. ANTTUR - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES DE TURISMO E FRETAMENTO                                               
  18. BITO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RECEPTIVO INTERNACIONAL           
  19. BRAZTOA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO
  20. CBC&VB - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX               
  21. FBHA - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
  22. FOHB - FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL                          
  23. SINDEPAT - SISTEMA INTEGRADO DE PARQUES TEMÁTICOS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO BRASIL                                               
  24. UBRAFE - UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRAS            
  25. UNEDESTINOS - UNIÃO NACIONAL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX E ENTIDADE DE DESTINOS

ENTIDADES REGIONAIS:

  1. ABAV SP – Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo
  2. Aviesp - Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo   
  3. Avirp - Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região        

CVC (Agência de viagens – presidente do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, que é conselheiro consultivo do Cetur/CNC)      

 

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