O conceito de Hotel Boutique no turismo brasileiro
Trazido ao país na década de 90 pelo empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, o segmento atende clientes interessados em exclusividade e atendimento personalizado
Crédito: Hotel Emiliano
Com o objetivo de oferecer aos hóspedes elementos de arte em um ambiente de poucos apartamentos, mas com toda a variedade de infraestrutura de lazer e serviços que somente um hotel de grande porte pode oferecer, o conceito de Hotel Boutique chegou ao Brasil na década de 90 pelas mãos do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, uma das vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido nesta quinta-feira (19), em Paraty.
A primeira unidade do Hotel Emiliano, adepta do conceito, foi inaugurada em São Paulo, na Rua Oscar Freire, no Jardins. Em 2016, o empresário inaugurou um novo projeto, a unidade em Copacabana, no Rio de Janeiro, para atender a demanda dos Jogos Olímpicos. O hotel foi instalado no imóvel que já abrigou o Consulado da Áustria.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, falou sobre a importância do empresário para o turismo brasileiro. “Esse é uma grande perda para o setor que se inspira em exemplos de empreendedorismo como o de Carlos Filgueiras, um homem de visão que identificou ainda nos anos 90 um novo segmento para o turismo brasileiro e que deixa um importante legado a ser seguido”, disse.
HOTEL BOUTIQUE - Inicialmente, a expressão foi criada para descrever o Morgans Hotel, idealizado pelo empreendedor Ian Schrager e inaugurado em 1984 em Nova Iorque, os Estados Unidos. O conceito faz sucesso entre aqueles que prezam por exclusividade e atendimento personalizado e que está disposto a pagar um preço mais elevado para ter acesso a um tratamento de luxo.
Recentemente o site de viagens Trip Advisor fez uma seleção dos melhores hotéis boutique em funcionamento no Brasil. Confira algumas fotos desses destinos paradisíacos:
Crédito: Chili Beach
Crédito: Fasano Hotel
Crédito: ModeVie Boutique Hotel
Crédito: Manary Praia Hotel