Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Aberto credenciamento para agências de viagem receberem turistas chineses
Início do conteúdo da página

Aberto credenciamento para agências de viagem receberem turistas chineses

Processo visa cumprir acordo firmado pelo Ministério do Turismo com o governo chinês
  • Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 14h04
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2013, 14h04

Brasília (DF) – O processo para credenciamento das agências de viagem e operadoras de turismo para receber turistas chineses está aberto. O governo da China exige que as nações interessadas em receber grupos de turistas daquele país, assinem um acordo intitulado Status de Destino Aprovado (ADS). O objetivo é resguardar os direitos do turista chinês durante viagens internacionais, bem como controlar o fluxo de pessoas e recursos enviados pela China ao exterior.

Considerando o crescimento expressivo do mercado chinês, o Ministério do Turismo assinou o ADS em 2004, com vistas a cumprir a exigência de “indicar” empresas brasileiras aptas a trabalharem com as agências de turismo da China. Anualmente, é necessário realizar o credenciamento das operadoras.  instituiu uma comissão público-privada (CPP), responsável por credenciar agências e operadoras de turismo, conforme critérios adotados pela própria Comissão.

Após estudo de benchmarking realizado com outros países signatários do acordo ADS com a China, o Departamento de Relações Internacionais  (Derelt), do MTur, efetivou, em 2009, a simplificação do processo de credenciamento de empresas brasileiras aptas a trabalharem com o receptivo dos turistas chineses no Brasil.

Optou-se por simplificar também os requisitos para o credenciamento das empresas. Atualmente, 52 empresas brasileiras estão credenciadas. Os documentos necessários para tornar apta uma agência passaram a ser somente o registro válido para o período no Cadastur; e a assinatura de um termo de responsabilidade, ambos enviados ao Drelt.

Leia a apresentaçã do ADS e faça os downloads de termo de responsabilidade e do comunicado de abertura do processo de credenciamento aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página