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Institucional

Em balanço de 100 dias, ministro do Turismo elenca série de medidas para impulsionar o setor

Em pouco tempo no cargo, Marx Beltrão conseguiu colocar em discussão temas há anos tratados como gargalos no Turismo

  • Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 11h35
  • Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 11h36

 

Por Lívia Nascimento


Crédito: Roberto Castro/ MTur


Os 100 primeiros dias de gestão de Marx Beltrão à frente do Turismo reúnem bons motivos para comemoração. Em pouco mais de três meses, o ministro comemorou a marca histórica de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2016, iniciou a discussão da modernização da Lei Geral do Turismo e assinou a liberação de R$ 391,5 milhões para obras de infraestrutura turística em todo o Brasil, valor que corresponde a 61% de todos os pagamentos realizados em 2016. Para cada R$ 10 pagos no ano, R$ 6 foram liberados na gestão de Marx Beltrão.

No cenário internacional, o ministro participou de importantes eventos do setor como o 21º Meeting Internacional do Grupo Lide, em Buenos Aires, Argentina. Na ocasião, o ministro ressaltou que o país esteve em evidência no cenário mundial por conta dos megaeventos realizados nos últimos anos e o turismo saiu fortalecido como alavanca do desenvolvimento econômico do país. Em dezembro, o ministro participou da World Travel Market (WTM), em Londres, Inglaterra, para divulgar o país como destino no cenário pós-Jogos Olímpicos e fortalecer parcerias estratégicas para o setor.

“Acredito que em pouco tempo tivemos importantes vitórias para o turismo brasileiro, mas precisamos avançar mais e garantir que o Turismo seja reconhecido como um importante segmento econômico e fundamental no desenvolvimento de riquezas para o país. E é pensando nisso, que estamos trabalhando uma pauta extensa para o ano”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O ministro tem trabalhado também na defesa de ampliação para dois anos, em período de testes, a flexibilização de vistos para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos. Paralelamente a esse trabalho, a necessidade de aumento do recurso destinado a promoção do Brasil internamente e externamente também vem sendo discutida. A Pasta também tem investido em qualificação para atração de mais turistas, tanto que lançou na última segunda-feira (09), o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade que selecionará 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para um treinamento de até três meses no Reino Unido. O MTur investirá R$ 5 milhões no programa.

Considerado o número um do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ainda explora pouco esse potencial turístico. Os parques nacionais recebem 7,1 milhões de visitantes por ano, movimentando US$ 16 milhões, enquanto os EUA, terceiro colocado neste quesito, recebem 307 milhões de pessoas e faturam US$ 17 bilhões. Para mudar esse cenário, o MTur tem discutido juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, a abertura das unidades de conservação para a iniciativa privada, como uma solução para melhor aproveitar os parques e movimentar o turismo nacional.

Para o primeiro semestre de 2017, o ministro trabalha para o desenvolvimento de um pacote de medidas para desburocratizar o setor e, consequente, atrair mais turistas e gerar mais empregos e renda para o país. Outra importante medida é garantir um aumento do orçamento destinado à Pasta. “Para o orçamento de 2017, também já conseguimos o compromisso do governo em ampliar os recursos para conseguirmos investir mais”, conclui.

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