Turismo e Cultura juntos para movimentar o setor de viagens
Exploração de fortes, participação de artistas para a promoção de destinos e padronização da sinalização turística são algumas das ações previstas
Por Darse Júnior
Crédito: Roberto Castro/ MTur
Os ministros do Turismo, Marx Beltrão, e da Cultura, Roberto Freire, traçaram na tarde desta terça-feira (27) um plano de ações conjuntas entre as duas pastas para fomentar o setor de viagens. A parceria tem o objetivo de otimizar o uso das fortalezas espalhadas pelo litoral brasileiro e fortalecer a promoção dos destinos nacionais por meio da participação de artistas em feiras e eventos turísticos. Os dois ministros discutiram ainda a atualização e publicação do guia de sinalização turística e a criação do Largo da Gente Sergipana, em frente ao Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
O ministro da Cultura afirmou que a pasta pode criar um edital específico dentro do fundo de fomento à cultura para permitir a participação de artistas nos eventos turísticos nacionais e internacionais. “Temos uma cultura muito rica e devemos explorá-la para atrair mais visitantes aos nossos destinos”, comentou Marx Beltrão. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o oitavo colocado num ranking com 141 países no quesito cultura.
FORTES E SINALIZAÇÃO - Nesta terça-feira (27), o Ministério do Turismo repassou R$ 370 mil para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O termo de execução descentralizada publicado no Diário Oficial da União prevê a realização de um seminário internacional sobre as fortificações brasileiras e a atualização do Guia Brasileiro de Sinalização.
A ideia é melhorar o aproveitamento das estruturas já existentes para criar atrativos nos destinos turísticos e facilitar a orientação de visitantes por meio de uma sinalização padronizada. “Há fortes espalhados pelo litoral brasileiro que, se bem aproveitados, podem se transformar em atrativos turísticos extremamente valiosos”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
A expectativa é que o seminário internacional reúna especialistas no assunto para discutir as possibilidades de uso das estruturas já existentes, de maneira a preservar a história local e, ao mesmo tempo, aumentar o fluxo de visitantes nesses pontos com a abertura de restaurantes e centros de atendimento ao turista. A atualização, revisão e impressão de um guia vai melhorar a sinalização turística em todo o país, uma vez que para 21% dos turistas estrangeiros, os destinos brasileiros precisam melhorar neste quesito.
LARGO DA GENTE SERGIPANA - Ainda na audiência, os ministros Marx Beltrão e Roberto Freire discutiram a implantação do Largo da Gente Sergipana. A ideia é instalar imagens de personalidades local no Rio Sergipe, em frente ao Museu da Gente Sergipana. O projeto de R$ 7 milhões prevê a criação de um deck com um espaço de contemplação das esculturas que reforçam a cultura regional.