Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo defende maior competitividade de parques temáticos
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo defende maior competitividade de parques temáticos

Ministro Marx Beltrão firmou compromisso de apoiar ajustes na legislação para facilitar importação de equipamentos para modernização dos atrativos turísticos

  • Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 10h48
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h28

 Por Darse Júnior

Ministro se reúne com presidente do Sindepat. Crédito: Roberto Castro

 Em audiência com o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, nesta quarta-feira (07), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, garantiu apoio a medidas que facilitem a modernização dos equipamentos brasileiros. A ideia é classificá-los como bens de capital, não bens de consumo, incluí-los na lista de produtos com tratamento tributário diferenciado do Mercosul e reduzir o imposto que incide sobre a importação desse tipo de equipamento sem similar nacional.

“Precisamos renovar constantemente as nossas atrações para permanecermos vivos. No Brasil, um equipamento chega a custar mais que o dobro do preço cobrado no mercado global, por isso é fundamental contarmos com o apoio do Ministério do Turismo neste pleito”, comentou Baldacci.

"No momento em que o Brasil tem de dar respostas urgentes para a sociedade e que precisamos gerar empregos, todas as medidas com potencial de fortalecer o nosso mercado de trabalho são bem-vindas", comentou o ministro do Turismo. No encontro, ele se comprometeu a levar as demandas do Sindepat para as áreas técnicas do MTur analisarem o melhor encaminhamento para atender as solicitações.

O Brasil é considerado uma referência internacional no assunto. Atualmente, o Sindepat conta com 18 associados distribuídos em nove estados. Juntos, eles recebem cerca de 17 milhões de visitantes ao ano e, somente em 2015, tiveram – juntos - um faturamento de R$ 1 bilhão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página