Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ministro recebe propostas para alavancar segmento de eventos
Início do conteúdo da página
Institucional

Ministro recebe propostas para alavancar segmento de eventos

Presidentes de entidades do setor defendem parcerias no sentido de fortalecer a atuação do Brasil na captação de eventos internacionais

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 12h04
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 12h04

 Por André Martins

 ]

Ministro Marx Gonçalves se reúne com presidentes dos Conventions & Visitors Bureaux. Crédito: Gustavo Messina

Propostas para incrementar o setor de eventos no Brasil foram o assunto de audiência nesta quinta-feira, em Brasília, entre o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e presidentes de federações de Conventions & Visitors Bureaux, instituições não governamentais que promovem o turismo e a receptividade de várias cidades do país.

Os projetos apresentados por representantes do segmento incluem medidas como a criação de bolsas de negócios do ramo, que promoveriam oportunidades para os fornecedores da área. Os presidentes sugeriram também o apoio de fundos constitucionais a empresas de pequeno porte, com vistas à modernização das plataformas de comercialização de produtos e serviços.

O ministro lembrou que o MTur prepara a apresentação para o governo federal de um plano para alavancar o desenvolvimento do turismo e elogiou as sugestões. “Temos muito a avançar nesse ramo. Precisamos aproveitar o momento pós-Olimpíada e a exposição do Brasil em função do evento para mostrar que o turismo pode ser uma grande alavanca da economia e da geração de empregos”, reforçou.

O presidente do Brasil Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago, anunciou o lançamento do Banco Brasileiro de Eventos, que ocorrerá no próximo dia 14 de dezembro, em Salvador (BA), e convidou o ministro para a cerimônia. Ele demonstrou otimismo quanto aos avanços neste segmento do turismo. “Esse banco vai identificar eventos mundiais itinerantes que pretendemos captar para o Brasil. Isso vai impactar diretamente os negócios do turismo nacional”, previu Santiago.

ATRAÇÃO DE EVENTOS - Na semana passada, durante a World Travel Market em Londres, o ministro Marx Beltrão defendeu uma ofensiva conjunta de países da América Latina para captar eventos internacionais. A ideia é firmar parcerias e fomentar o desenvolvimento econômico por meio do setor de viagens, com a redução de efeitos da sazonalidade e a consequente geração de emprego e renda.

PAC TURISMO - Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento do Turismo, o MTur assinou contratos que somam R$ 461 milhões para a construção e reforma de 11 centros de eventos e convenções no país. O objetivo é descentralizar o mercado do segmento, ainda fortemente concentrado no eixo Rio-São Paulo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página