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Conselho Nacional do Turismo completa 50 anos

Órgão colegiado fundado em 18 de novembro de 1966 reúne representantes dos setores público e privado. Data é marcada também pelo aniversário da Embratur

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 10h30
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 15h57

 

Gustavo Henrique Braga


Reunião CNT. Crédito: Gustavo Messina/MTur 


Criado para auxiliar e formular as  políticas e programas de desenvolvimento do turismo no Brasil, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) completa nesta sexta-feira (18), 50 anos. Inicialmente formado por apenas nove membros – divididos entre seis instituições públicas e três privadas – o Conselho cresceu e ampliou o diálogo entre governo e empresários e hoje conta com 71 membros.

Entre os integrantes do Conselho, 29 representam instituições públicas e 39 entidades privadas e do terceiro setor, além de três indicações da Presidência da República com notório saber no Turismo. Os integrantes acompanham a criação e aplicação das políticas que definem os rumos do turismo no Brasil.

Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, foram promovidas 47 reuniões. Tantos encontros reforçaram o papel do colegiado como um dos mais importantes canais de assessoramento para formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo em parceria com os demais representantes dos setores público, privado e sociedade civil organizada.

“O Turismo é um setor transversal que envolve 52 atividades econômicas. Por isso, só faz sentido uma política que seja pensada em conjunto com todos estes parceiros que conhecem as especificidades de cada segmento e, em especial, o setor privado que é quem efetivamente faz o turismo acontecer. O CNT é o instrumento que permite esta importante interlocução”, afirma o ministro do Turismo Marx Beltrão.

EMBRATUR – O Decreto-Lei nº 55, de 18 de novembro de 1966, que criou o Conselho Nacional de Turismo (CNT) também foi responsável pela criação da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e por instituir a Política Nacional do Turismo.  Ao longo de seu meio século da Embratur, destacam-se a criação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (1995), da Marca Brasil e o lançamento do Plano Aquarela, ambos em 2005.

 



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