Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Já é Natal em Natal, a ensolarada capital potiguar!
Início do conteúdo da página
Destinos

Já é Natal em Natal, a ensolarada capital potiguar!

Árvore de Natal gigante será acesa nesta quinta-feira (10). A cidade, em festa, celebra o Natal com uma extensa programação durante a alta estação turística

  • Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 17h11
  • Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2016, 11h49

 Por Geraldo Gurgel

A beleza da Árvore de Mirassol. Crédito: Canindé Soares

Dias quentes e ensolarados com praias e lagoas de águas mornas, coqueirais, dunas e falésias ao longo de 400 quilômetros de costa e noites amenas e iluminadas pelas luzes do Natal.  É assim que os potiguares e turistas que visitam o Rio Grande do Norte nesta época do ano celebram a chegada do período natalino. São dois meses de festa e muitas celebrações no calendário que terá início nesta quinta-feira (10) após a tradicional Árvore de Mirassol, localizada na zona Sul da cidade, ser acesa oficialmente.

A estrutura possui 112 metros de altura composta por uma espiral luminosa até a estrela localizada no topo. A cerimônia inaugura a decoração natalina que se estende por toda a cidade e marca a abertura da programação cultural e da Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho receberá as crianças até o término do ciclo natalino - em seis de janeiro de 2017. Aliás, o dia dos Santos Reis é marcado por outra tradicional festa que remonta às origens da cidade do Natal (a Fortaleza dos Reis Magos) e é comemorado com um feriado municipal.

O “Natal em Natal – Cidade da luz” contempla toda a simbologia do nascimento de Jesus e dos Reis Magos. A decoração e programação dos festejos natalinos tornam a cidade ainda mais atrativa para a população e visitantes no período do verão. São shows populares e espetáculos de rua, além de festivais de corais, de música, de dança, de audiovisual e de literatura. Antes das celebrações do Natal, Ano Novo e Reis Magos, a cidade ainda vive dois grandes momentos: a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, no dia 21 de novembro; e o Carnatal, carnaval fora de época festejado de 1 a 4 de dezembro.

E já que a origem do nome indígena “potiguar” remete a àquele que come camarão, não custa lembrar que a festança, dia e noite, seja na orla ou nos restaurantes mais sofisticados, tem na culinária local à base de frutos do mar e carne de sol, um dos principais atrativos para nativos e turistas.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO –Uma vez por ano, os natalenses e turistas se confraternizam nas ruas para reviver o passado. A Caminhada Histórica do Natal - marcada para 19 de novembro -percorre 50 monumentos e atrativos turísticos da cidade. O passeio inclui, por exemplo, a praça André de Albuquerque onde está a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, local da fundação da cidade no Natal de 1599; e a Fortaleza dos Reis Magos, monumento arquitetônico em formato de estrela, que simboliza a conquista do território potiguar pelos portugueses no dia dos Santos Reis, 6 de janeiro de 1598.

registrado em:
Fim do conteúdo da página