Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo participa de congresso de gastronomia e hospitalidade
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo participa de congresso de gastronomia e hospitalidade

Evento reúne lideranças sindicais patronais e de associações civis do turismo para debater questões do segmento de hospedagem e alimentação

  • Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 16h21
  • Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2016, 16h27

 

Secretário Neusvaldo Ferreira participa da abertura do Congresso. Crédito: Divulgação

 

Teve início nesta segunda-feira (7), em São Paulo, o 29° Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT). O Secretário Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira, participou da abertura do evento e falou aos presentes sobre as fontes de financiamento para o setor.  A programação segue até quarta-feira (09), no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Durante a palestra, o secretário Neusvaldo Ferreira explicou que para enfrentar a competitividade, as novas tecnologias e as tendências do mercado turístico, os investidores encontram recursos e linhas de crédito disponíveis nos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO); no Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e no Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT), entre outras fontes de recursos operados pelos bancos públicos e agências regionais de desenvolvimento.

Os recursos são necessários para avançar no objetivo de colocar o Brasil entre os países líderes do turismo mundial. “O Ministério do Turismo tem feito a sua parte, alocando recursos para melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos”, afirmou Neusvaldo Ferreira. “A gastronomia e a hospitalidade são pilares fundamentais para a sustentação da atividade turística”, concluiu.

O secretário destacou, ainda, que o MTur também tem investido em obras para dotar os municípios de infraestrutura adequada para receber bem os visitantes. Dados do Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse (Siacor) da Pasta indicam que nos últimos 13 anos os investimentos somam cerca de R$ 9 bilhões em mais de quatro mil municípios. São obras de infraestrutura turística como pontes, centros de convenção, pavimentação de acessos, sinalização turística, aeroportos e portos, entre outras que ajudam a aumentar a competitividade dos destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página