Turismo celebra 83º aniversário de Goiânia
A capital goiana é um dos destinos mais visitados pelos turistas brasileiros, de acordo com estudo do Ministério do Turismo
Por Pedro Fideles
Parque Sulivan Silvestre. Crédito: Prefeitura Municipal
Conhecida como cidade verde pela sua diversidade de parques e arborização urbana, Goiânia completa 83 anos nesta segunda-feira (24). Para celebrar a data, a prefeitura da cidade organizou a inauguração de várias obras pela cidade, como a Praça do Sol, a ciclovia T-7, entre a Praça Cívica e a Praça do Cigano, e os parques Água Branca e Nova Esperança.
Para os turistas que desejam conhecer a capital goiana, a Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas dicas de roteiros para apreciação de alguns dos atrativos locais. Localizado ao lado do Zoológico de Goiânia, o Parque Lago das Rosas destaca-se pela beleza das flores e das plantas ornamentais, além de oferecer também áreas de lazer infantil e para a prática de esportes aos visitantes.
O roteiro para conhecer a biodiversidade do Cerrado inclui a realização de trilhas no Parque Areião, que conta ainda com uma estação de ginástica e uma área de recreação infantil. No Parque Sulivan Silvestre, conhecido como Vaca Brava, os visitantes podem desfrutar da pista de caminhada e deslumbrar-se com as paisagens e com o pôr do sol no lago.
No âmbito cultural, o roteiro deve incluir uma visita ao conjunto urbano da capital goiana. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2003, este conjunto preserva edificações e monumentos da cidade, como a Torre do Relógio, a Praça Cívica, o Palácio das Esmeraldas e a Igreja de Nossa Senhora das Graças.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 21,2 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística da capital goiana, como a climatização do Centro de Convenções de Goiânia, a reforma do Parque Mutirama e a implantação de sinalização turística.