Inaugurado voo que leva turistas para a Ilha de Marajó (PA)
A viagem até a exuberante Ilha de Marajó dura apenas 20 minutos. Iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado do Pará tem como objeto ampliar o número de turistas locais
O Estado do Pará é cheio de atrativos turísticos ainda pouco conhecidos de brasileiros e estrangeiros. E pensando no desenvolvimento da infraestrutura turística da região, foi realizado, na última semana, o voo inaugural para Soure, portal de entrada para a Ilha do Marajó, maior ilha fluviomarítima do mundo, com uma paisagem de natureza exótica para os amantes da natureza.
O voo integra o programa do Governo do Estado denominado “Voe Pará” para ampliar a malha aérea regional e promover a circulação de turistas pelo estado. Os voos da rota Belém-Soure sairão nas segundas e sextas-feiras às 11h e o retorno acontece nos mesmos dias, as 11h40. O preço da passagem é R$ 165.
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo realizada em 2015 com visitantes estrangeiros, 15,7% dos turistas que vieram ao Brasil a lazer tiveram como motivação: natureza, ecoturismo ou aventura. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, defende iniciativas como estas para o incremento do turismo na região. “O fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplos formas - negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso - é um caminho que precisa ser explorado. Precisamos investir na infraestrutura para permitir que o turista conheça cada vez mais as belezas do nosso país”, afirmou.
A Ilha do Marajó encanta os visitantes com uma fauna e flora típicas da região amazônica. As grandes fazendas de criação de búfalos, como a de Pesqueiro, Barra Velho e Araruna, e as praias de aspecto primitivo atraem muitos visitantes. A gastronomia regional também pode ser apreciada, com a degustação de carne e muçarela de búfala. A bela cerâmica marajoará feita pelos indígenas da região também ão bastante apreciadas e atraem muitos visitantes.
OUTROS VOOS - Também tiverem início as operações para viagens para os municípios de Breves (às terças e quintas-feiras) e Paragominas (às quartas-feiras).
“Essa é uma linha de desenvolvimento adotada pelo governo e que está estabelecida como uma das metas do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará. A Secretaria de Turismo trabalha com o empresariado local para fortalecer essas estratégias que viabilizou o fluxo de pessoas e a entrada de divisas no Estado, incrementando assim a economia do turismo paraense”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
* Com informações da Secretaria de Turismo do Estado do Pará