Prêmio Direitos Humanos contempla o turismo acessível
Inscrições devem de ser feitas até o próximo dia 23. É a primeira vez que os prestadores de serviço turístico podem participar da iniciativa
Por Darse Júnior
Estão abertas as inscrições para o “Prêmio Direitos Humanos 2016”, maior condecoração do governo federal às instituições e pessoas responsáveis por ações relevantes em defesa dos direitos humanos no Brasil. É a primeira vez que a premiação dedica uma categoria específica ao turismo. O “Selo Nacional de Acessibilidade” contempla iniciativas de inovação e excelência em Turismo Acessível. Os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, devem se inscrever até o próximo dia 23 de outubro, pelo formulário eletrônico.
Os indicados serão avaliados pela Comissão de Julgamento, presidida pela Secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, que delibera sobre as pessoas ou instituições a serem agraciadas em conjunto com especialistas na área. Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania (SEDH/MJC).
Neste ano, o tema do Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, foi “Turismo para todos”. Para marcar a data, o Ministério do Turismo promoveu uma ação especial para estimular gestores públicos e o trade turístico a voltar as suas atenções para as pessoas com deficiência. Três pessoas com diferentes deficiências, que nunca tinham entrado num avião, foram convidadas a conhecer destinos acessíveis para mostrar que é possível viajar pelo país. Uma equipe de comunicação do Ministério do Turismo acompanhou as viagens e registrou as experiências por meio de um vídeo.