Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > A natureza como atrativo turístico
Início do conteúdo da página
DATA COMEMORATIVA

A natureza como atrativo turístico

No dia dedicado à celebração da natureza, Agência de Notícias do Turismo apresenta dicas de destinos

  • Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 12h51
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 11h22

Nesta terça-feira (4) é celebrado, em todo o Brasil, o Dia da Natureza. E nada melhor para comemorar a data do que conhecer alguns dos muitos destinos espalhados pelo Brasil que permitem, ao turista, um contato próximo das florestas, rios, cachoeiras e parques. De acordo com a Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, em 2015, 15,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer tiveram como motivação: natureza, ecoturismo ou aventura.

Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas de destinos onde é possível desfrutar de cenários paradisíacos.

Foto: David Rego Jr.
Foto: David Rego Jr.


AMAZÔNIA - Trata-se do maior bioma do Brasil. Em um dia de passeio pela capital do Amazonas é possível contemplar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões que formam a bacia amazônica, fazer trilhas pela floresta para conhecer de perto a biodiversidade da região, conhecer o polo industrial da Zona Franca de Manaus e degustar os pratos típicos da gastronomia local, como o tacacá, a tapioca e o x-caboquinho, um tipo de sanduíche com tucumã, queijo coalho e banana frita.

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Porto Seguro
Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Porto Seguro


CARAÍVA (BA) - Localizada a 103 km de Porto Seguro a pacata e paradisíaca vila de Caraíva tem entre seus maiores encantos o rio que dá nome à cidade. O rio Caraíva, nome inspirado em um peixe típico da região, separa o povoado de Nova Caraíva e é a única forma de acesso à vila de pescador que não permite a entrada de carros e onde todas as ruas ainda são de areia branca. Às margens do belo rio é possível apreciar o pôr do sol, comer um pastel de arraia e mergulhar na água quentinha. Também é possível aproveitar as águas calmas para fazer um passeio de stand up paddle (SUP) e descer o rio de boia.

Foto: Divulgação/Embratur
Foto: Divulgação/Embratur


CHAPADA DOS VEADEIROS (GO) – A Chapada dos Veadeiros é uma das Áreas Protegidas do Cerrado que, juntamente com o Parque das Emas formam outro Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque tem 65.514 hectares nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. No parque já foram identificadas 1.476 espécies de plantas das 6.429 existentes no cerrado. Além das trilhas e belas cachoeiras, há diversas atrações turísticas no entorno como o Vale da Lua (formação rochosa esculpida pelo rio São Miguel com aspecto "lunar"). O turismo místico na região é atribuído as exuberantes paisagens, concentração de energia pela afloração de quartzo e alinhamento com o paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu, no Peru.

Foto: Divulgação/Embratur
Foto: Divulgação/Embratur


CHAPADA DAS MESAS (MA) - Localizado às margens do Rio Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do Cerrado, Caatinga e Amazônia em seus 160 mil hectares de área. O nome foi dado graças as formações rochosas que lembram o formato de mesas, a vegetação típica da região sul do Maranhão, cânions e rios compõem a paisagem que pode ser contemplada na Torre da Lua, localizada no município de Carolina. O Parque Nacional também é conhecido pela beleza de suas cachoeiras. A do Santuário, com quedas d’água de 50 metros; a de São Romão, que se destaca como a maior do Maranhão em volume de água; e a de Santa Bárbara, com mais de 70 metros e conhecida por abrigar uma formação rochosa que lembra a imagem da santa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página