Brasil estuda criar marca para promoção com países vizinhos
Durante Feira Internacional na Argentina, ministros do Turismo de países sul-americanos firmam compromisso para divulgar roteiros integrados.
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou neste domingo (2) do I Fórum de Ministros do Cone Sul, realizado durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), na Argentina. Durante o encontro, o grupo formado pelo ministro José Gustavo Santos, da Argentina, a ministra Marcela Bacigalupo, do Paraguai, o vice-ministro de Turismo da Bolívia, Joaquín Rodas Dorado, a subsecretaria de Turismo do Chile, Javiera Montes Cruz e o Embaixador do Uruguai na Argentina, Héctor Lescano, tratou de temas como promoção conjunta, criação de roteiros integrados e melhoria da conectividade entre os países.
“Nossa reunião foi muito proveitosa. Temos estímulos importantes para avançar nos esforços de integração, com a utilização de todo o potencial turístico da região como ferramenta para enfrentarmos os desafios que se colocam para o Mercosul e para cada um de nossos países”, afirmou Alberto Alves. O ministro do Turismo do Brasil ressaltou a experiência positiva com a abertura do escritório de Promoção Turística do Mercosul, em Tóquio, e afirmou que os esforços devem continuar para atrair ainda mais turistas para a região.
Sobre os desafios a serem enfrentados, Alves destacou a conectividade aérea. “É preciso enfrentarmos as limitações impostas pelas dificuldades logísticas, sobretudo no âmbito dos transportes, para que possamos ampliar a oferta de rotas rodoviárias, ferroviárias e de linhas internacionais, em benefício de nossos cidadãos e dos que nos visitam”, concluiu.
SOBRE A FIT
O ministro interino Alberto Alves participou da cerimonia de abertura da Feira Internacional de Turismo da América Latina neste sábado (1). Esta é a 21ª edição do evento, que este ano conta com a presença de mais de 35 países de todos os continentes e tem a expectativa de receber mais de 90 mil visitantes em quatro dias de evento - entre público geral, em busca de oportunidades de viagens, e profissionais de Turismo em busca de informação e contatos para realizar negócios.