Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo celebra o Dia Nacional do Teatro
Início do conteúdo da página
Data Comemorativa

Turismo celebra o Dia Nacional do Teatro

A riqueza cultural brasileira foi a principal motivação de viagem de mais de 390 mil estrangeiros que visitaram o país em 2015

  • Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 14h49
  • Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 11h28

Por Pedro Fideles

Sala de espetáculos do Theatro da Paz em Belém (PA). Foto: Divulgação/Embratur
Sala de espetáculos do Theatro da Paz em Belém (PA). Foto: Divulgação/Embratur


Os palcos das óperas, musicais, dramas e comédias que retratam histórias épicas ou do cotidiano são homenageados nesta segunda-feira (19) com a comemoração do Dia Nacional do Teatro. Para celebrar a data, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco dicas para os viajantes que desejam contemplar os locais que viram suas belezas arquitetônicas serem transformadas em cartões postais do país.

O turismo cultural é um dos segmentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo e alimenta o fluxo de viajantes pelo Brasil. De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional publicado pela Pasta, mais de 390 mil estrangeiros visitaram o país motivados pela riqueza cultural do país em 2015.

Theatro da Paz em Belém

Theatro da Paz em Belém (PA). Foto: Divulgação/Embratur
Theatro da Paz em Belém (PA). Foto: Divulgação/Embratur


Reconhecido como uma das heranças culturais do ciclo da borracha na capital paraense, o Theatro da Paz encanta os visitantes por sua beleza arquitetônica e pelas apresentações realizadas em sua sala de espetáculos. Tombado pelo Iphan, em 1963, o local tornou-se um dos cartões postais culturais da Região Norte do país. O Theatro da Paz também retrata a diversidade cultural de Belém em pinturas e estátuas localizadas em seus salões e corredores.

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Embratur
Theatro Municipal de São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Embratur


Inaugurado no início do século XX, o Theatro Municipal de São Paulo teve sua arquitetura inspirada no modelo da Ópera Garnier de Paris e foi um dos palcos da Semana da Arte Moderna de 1922. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o espaço já recebeu apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais, como Heitor Villa-Lobos e Mikhail Baryshnikov.

Theatro José de Alencar em Fortaleza

Theatro José de Alencar em Fortaleza (CE). Foto: Divulgação/Embratur
Theatro José de Alencar em Fortaleza (CE). Foto: Divulgação/Embratur


O Theatro José de Alencar é um dos principais cartões postais que retratam a cultura da capital cearense. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964, o Theatro destaca-se na paisagem urbana de Fortaleza pela beleza de sua desenvolvida no estilo art nouveau.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação/Embratur
Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação/Embratur


Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1973, o Theatro Municipal preserva a riqueza cultural do Rio de Janeiro nas apresentações realizadas em seu palco. O local também atrai os visitantes pela beleza de sua arquitetura marcada pelas cúpulas com tonalidade azulada.

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas em Manaus (AM). Foto: Divulgação/Embratur
Teatro Amazonas em Manaus (AM). Foto: Divulgação/Embratur


O Teatro Amazonas é dos principais atrativos culturais de Manaus, que destaca-se na paisagem urbana da capital por sua arquitetura e pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Em 1966, o Teatro Amazonas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em frente ao Teatro está o Largo de São Sebastião, com calçamento em pedras portuguesas em forma de ondas igual ao calçadão de Copacabana, que foi construído muitos anos depois.

registrado em:
Fim do conteúdo da página