Turismo comemora 50 anos da Embratur na Casa Brasil
Evento reuniu representantes do setor e das três esferas do governo para homenagear o instituto
Por Gustavo Henrique Braga
Ministro interino Alberto Alves participou de evento, na Casa Brasil, em comemoração aos 50 anos da Embratur. Foto: Paulino Menezes
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou nesta quinta-feira (15) da solenidade em comemoração dos 50 anos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), no auditório da Casa Brasil, no Rio de Janeiro. No encontro, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apresentou a nova marca comemorativa da instituição e agradeceu aos funcionários e ex-funcionários pelo empenho no desenvolvimento do setor.
“Atualmente o turismo é o sétimo item da balança de exportações brasileira. São quase US$ 6 bilhões. Esse é o resultado do esforço de toda essa equipe comprometida que faz da Embratur uma instituição sólida”, declarou o ministro Alberto Alves.
Evento na Casa Brasil em comemoração aos 50 anos da Embratur. Foto: Paulino Menezes
Na ocasião também foi apresentada a programação com as ações em homenagem ao meio século do instituto. Entre elas estão a realização de sessão solene no Congresso Nacional, promoção de seminário, criação de medalhas alusivas ao cinquentenário, emissão de selo comemorativo pelos Correios e lançamento de um livro.
Gerson Antônio Fonseca, 77 anos, primeiro funcionário da Embratur, onde trabalhou por 28 anos, esteve presente na cerimônia. “A Embratur teve papel fundamental para o desenvolvimento do turismo. É um grande orgulho fazer parte dessa história”, disse. Gerson aproveitou o encontro para entregar documentos históricos ao atual presidente, Vinicius Lummertz, incluindo um parecer assinado pelo próprio Gerson que transformava a então empresa pública em instituto.
HISTÓRIA - A Embratur foi fundada em 1966 como empresa pública, com sede no Rio de Janeiro. Com a criação do Ministério do Turismo, em 2003, ela passou a ser responsável pela promoção, marketing e comercialização de produtos turísticos brasileiros no exterior e, em 2005, participou da criação da Marca Brasil e do lançamento do Plano Aquarela.