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Institucional

Turismo comemora 50 anos da Embratur na Casa Brasil

Evento reuniu representantes do setor e das três esferas do governo para homenagear o instituto

  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 17h13
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 13h45

Por Gustavo Henrique Braga


Ministro interino Alberto Alves participou de evento, na Casa Brasil,  em comemoração aos 50 anos da Embratur. Foto: Paulino Menezes

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou nesta quinta-feira (15) da solenidade em comemoração dos 50 anos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), no auditório da Casa Brasil, no Rio de Janeiro. No encontro, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apresentou a nova marca comemorativa da instituição e agradeceu aos funcionários e ex-funcionários pelo empenho no desenvolvimento do setor.

“Atualmente o turismo é o sétimo item da balança de exportações brasileira. São quase US$ 6 bilhões. Esse é o resultado do esforço de toda essa equipe comprometida que faz da Embratur uma instituição sólida”, declarou o ministro Alberto Alves.


Evento na Casa Brasil em comemoração aos 50 anos da Embratur. Foto: Paulino Menezes


Na ocasião também foi apresentada a programação com as ações em homenagem ao meio século do instituto. Entre elas estão a realização de sessão solene no Congresso Nacional, promoção de seminário, criação de medalhas alusivas ao cinquentenário, emissão de selo comemorativo pelos Correios e lançamento de um livro.

Gerson Antônio Fonseca, 77 anos, primeiro funcionário da Embratur, onde trabalhou por 28 anos, esteve presente na cerimônia. “A Embratur teve papel fundamental para o desenvolvimento do turismo. É um grande orgulho fazer parte dessa história”, disse. Gerson aproveitou o encontro para entregar documentos históricos ao atual presidente, Vinicius Lummertz, incluindo um parecer assinado pelo próprio Gerson que transformava a então empresa pública em instituto.

HISTÓRIA - A Embratur foi fundada em 1966 como empresa pública, com sede no Rio de Janeiro. Com a criação do Ministério do Turismo, em 2003, ela passou a ser responsável pela promoção, marketing e comercialização de produtos turísticos brasileiros no exterior e, em 2005, participou da criação da Marca Brasil e do lançamento do Plano Aquarela.   

 

 

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