Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cachaça inspira roteiros turísticos pelo Brasil
Início do conteúdo da página
Data Comemorativa

Cachaça inspira roteiros turísticos pelo Brasil

No Dia Nacional da Cachaça, MTur apresenta alguns destinos conhecidos pela produção da bebida

  • Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h49

Por Lívia Nascimento


Museu da cachaça de Salinas. Crédito: Junia Mortimer

Branquinha, mé, danada, mardita, marvada, perigosa, Cátia ou simplesmente pinga. Já ligou o nome à pessoa, ou melhor, à bebida? Pois é, esses são alguns dos muitos apelidos dados pelos brasileiros a uma das bebidas mais populares do Brasil: a cachaça. Seja para encerrar um dia duro de trabalho ou para iniciar uma noite de festa, a bebida obtida com a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado tem sido utilizada também para movimentar o turismo em algumas regiões do país. No Dia Nacional da Cachaça, celebrado nesta terça-feira (13), a Agência de Notícias do Turismo mostra alguns desses destinos.

De tão importante para a cultura brasileira, a cachaça é considerada patrimônio histórico e cultural do país. O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes na produção da bebida. E diferente do que alguns pensam, a cachaça pode ser branca ou amarelada e pode ou não passar por barril de madeira. Em Cidades como Paraty (RJ), Salinas (MG) tem vários alambiques onde é feita a produção artesanal da bebida.

Em Minas Gerais, a bebida inspirou a criação do Circuito Turístico da Cachaça, lançado há apenas três meses, e reúne cinco municípios - Salinas, Taiobeiras, Rubelita, Fruta de Leite e Indaiabira - responsáveis pela produção de cerca de 70 rótulos da bebida tipicamente mineira, incluindo a Havana, considerada uma das melhores do mundo e que tem sua produção totalmente artesanal.

MUSEU DA CACHAÇA -  De acordo com a Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS), somente a cidade de Salinas é responsável pela produção de cerca de 56 rótulos da bebida. A cidade abriga um museu com 2.200 garrafas e 60 marcas produzidas.

Em Betim (MG), o alambique e parque Ecológico Vale Verde também recebe visitas. No local, há também um museu da cachaça com 2 mil exemplares de cachaça de diferentes marcas e o turista pode conhecer o processo de produção da bebida.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página