Um mês de cultura e turismo na Casa Brasil
De acordo com estudo do Ministério do Turismo, 99% dos visitantes avaliaram o espaço como ótimo ou bom
Por Pedro Fideles
Reconhecida como um dos principais atrativos turísticos da capital fluminense no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Casa Brasil completou um mês de exposições abertas ao público nesta segunda-feira (5). O ambiente revelou a diversidade de destinos turísticos e a riqueza cultural do país a mais de 360 mil visitantes brasileiros e estrangeiros neste período, com fotos, exposições, painéis, totens interativos, oficinas e apresentações musicais.
Localizada no Píer Mauá, a Casa Brasil também apresentou aos turistas a diversidade de sabores da gastronomia e o patrimônio cultural da humanidade preservado no país. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, 99% dos visitantes avaliaram o espaço como ótimo ou bom, e o tempo médio de permanência no local foi entre uma e três horas para 68,3% do público.
“O sucesso da Casa Brasil se deve ao fato de que este local foi pensado para proporcionar a todos os visitantes a possibilidade de vivenciar toda a riqueza do nosso país. Não tem como não se encantar com tanta beleza. É uma oportunidade única de conhecer o Brasil como ele é, com todas as suas cores, sabores e encantos”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
O estudo também revela que entre os visitantes da Casa Brasil, 78% são moradores do Rio de Janeiro, 20% são turistas de outros estados brasileiros, e 2% de outros países, com destaque para a Espanha, Argentina, Estados Unidos, Bolívia e França. Na avaliação dos visitantes que também conheceram outras casas temáticas, 49% considerou a Casa Brasil como o melhor espaço de exposições.
A Casa Brasil estará aberta até o final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no dia 18 de setembro. Neste período, os visitantes poderão conhecer alguns atrativos dos destinos turísticos brasileiros, desfrutar das oficinas de samba e dos shows de MPB.