Cinco roteiros para celebrar o Dia da Amazônia
As riquezas naturais da Amazônia foram as principais motivações de viagem de 68,3% dos turistas estrangeiros que visitaram Manaus a lazer em 2015
Por Pedro Fideles
As paisagens naturais e a biodiversidade endêmica do maior bioma brasileiro são comemoradas nesta segunda-feira (5), com o Dia da Amazônia. As riquezas naturais deste bioma predominante na Região Norte do país foram reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2000, com o tombamento do Complexo de Conservação da Amazônia Central.
As atividades de ecoturismo e turismo de aventura que possibilitam o contato com a natureza foram apontadas como principal motivo de viagem por 68,3% dos turistas estrangeiros que visitaram a capital amazonense a lazer no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Para celebrar a data, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco dicas de atrativos onde os visitantes podem conhecer a biodiversidade e a cultura da região.
Encontro dos rios
Crédito: David Rego Jr.
O encontro dos rios Negro e Solimões que formam a bacia amazônica é um dos grandes atrativos naturais da região que encanta os turistas pela beleza de sua paisagem. Os visitantes podem conhecer este cenário durante passeios de barco ou de avião.
Teatro Amazonas
Crédito: David Rego Jr.
O Teatro Amazonas é dos principais atrativos culturais de Manaus, que destaca-se na paisagem urbana da capital por sua arquitetura e pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Em 1966, o Teatro Amazonas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Floresta Amazônica
Crédito: David Rego Jr.
Os turistas podem contemplar a beleza das paisagens naturais e conhecer a biodiversidade do bioma amazônico em trilhas, passeios de barco pelo Rio Amazonas e durante o passeio de avião, que oferece vista panorâmica da vegetação tropical cercada pelo rio e seus afluentes.
Festival de Parintins
Crédito: David Rego Jr.
Entre os eventos culturais da região amazônica, o Festival de Parintins destaca-se pela preservação das tradições dos povos caboclos e indígenas que habitavam o local. As apresentações dos dançarinos e alegorias que representam os Bois Garantido e Caprichoso são realizadas no mês de junho e impulsionam o turismo na região.
Praia da Ponta Negra
Crédito: Diego Campos
As praias de água doce também estão entre as opções para os turistas que desejam desfrutar do contato com a natureza durante a visita ao destino. A Praia da Ponta Negra destaca-se entre estes atrativos de lazer, em que os visitantes podem praticar esportes, conhecer a biodiversidade e contemplar a beleza do pôr do sol às margens do Rio Negro.