São Paulo oferece atrativos acessíveis a todos os viajantes
A diversidade de atrativos turísticos da capital paulista ganhará destaque no domingo (4), com a realização do revezamento da tocha paralímpica
Por Pedro Fideles
São Paulo. Foto: Embratur
Reconhecido como um dos cartões postais do país, o município de São Paulo sediará neste domingo (4), o revezamento da tocha paralímpica, que percorrerá destinos turísticos das cinco regiões brasileiras até o início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Durante a visita à capital paulista, os turistas poderão conhecer a riqueza cultural e as opções de lazer nos roteiros que percorrem os museus e parques da cidade.
O Memorial da Resistência é um dos atrativos turísticos de São Paulo em que os viajantes podem conhecer a história e a cultura da cidade em exposições e documentos preservados no acervo. Devido aos recursos de acessibilidade apresentados pelo Memorial, o atrativo foi incluído no Guia Turismo Acessível, desenvolvido pelo Ministério do Turismo com conteúdo colaborativo, que também apresenta outros 311 estabelecimentos turísticos acessíveis da capital.
São Paulo. Foto: Embratur
Outra opção para conhecer a riqueza cultural da cidade é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que se destaca na paisagem urbana por sua arquitetura moderna projetada por Lina Bo Bardi. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o MASP preserva pinturas, esculturas e fotos que retratam a diversidade artística desenvolvida nos continentes americano e europeu.
A capital paulista também é conhecida por seus eventos que movem um grande fluxo de visitantes, como o Carnaval e o Grande Prêmio de Fórmula 1. No ano passado, São Paulo foi o destino brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros motivados por negócios, eventos e convenções, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo. Para os viajantes que desejam ter contato com a natureza na capital, o Parque Ibirapuera destaca-se por oferecer áreas de lazer e locais destinados à prática de esportes, como o ciclismo e a caminhada.
GUIA TURISMO ACESSÍVEL - O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência. Como parte do Programa Turismo Acessível, a Pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.
Até o momento, o site obteve mais de 455 mil acessos. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 286,1 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística da capital paulista, como a implantação de sinalização turística, a instalação de infraestrutura acessível nas rotas turísticas da cidade e a reforma do Complexo Anhembi.