Lazer e cultura acessíveis aos turistas em Natal
A diversidade de atrativos da capital potiguar será enaltecida no sábado (3), com a passagem do revezamento da tocha paralímpica
Por Pedro Fideles
Natal. Foto: Embratur
Conhecido pela beleza de suas paisagens naturais compostas pelas dunas e praias de areia branca, o município de Natal será o destino do revezamento da tocha paralímpica neste sábado (3). A Praia de Ponta Negra e o Forte dos Reis Magos são alguns dos cartões postais em que os visitantes podem conhecer estes cenários e a riqueza cultural da cidade.
As praias de Natal também foram apontadas como principais fatores de motivação de viagem de 83,6% dos turistas estrangeiros que visitaram a cidade a lazer no ano passado, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. Durante a visita a estes atrativos, os turistas podem contemplar a paisagens e desfrutar do contato com a natureza em passeios de buggy e com a prática de esportes náuticos.
Natal. Foto: Embratur
O revezamento também dará destaque à diversidade de atrativos turísticos naturais e culturais da cidade que oferecem recursos acessíveis para os viajantes portadores de deficiência. A capital potiguar oferece cerca de 300 estabelecimentos adaptados a este público, como hotéis, restaurantes e museus, de acordo com o Guia Turismo Acessível, desenvolvido pelo Ministério do Turismo com conteúdo colaborativo.
Forte dos Reis Magos. Foto: Canindé Soares/Secom Natal
No âmbito cultural, o Forte dos Reis Magos preserva a história da proteção costeira da capital potiguar no período colonial e no início do século XX. Tombado em 1949 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Forte também destaca-se na paisagem litorânea por sua arquitetura desenvolvida em formato de estrela, que lhe garantiu a denominação de Fortaleza das Cinco Pontas.
GUIA TURISMO ACESSÍVEL - O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência. Como parte do Programa Turismo Acessível, a Pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.
Até o momento, o site obteve mais de 455 mil acessos. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 143,5 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística de Natal, como urbanização, a construção e restauração de praças, a reforma do Centro de Convenções e a implantação de sinalização turística.