Shows e exposições retratam a riqueza cultural do país no período entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O espaço localizado no Píer Mauá já recebeu mais de 200 mil visitantes desde o início das competições
Por Pedro Fideles
Casa Brasil. Foto: Paulino Menezes/Ascom/MTur
Com o final dos Jogos Olímpicos neste domingo (21), a Casa Brasil torna-se um dos principais atrativos da capital fluminense, por apresentar aos visitantes a riqueza cultural e a diversidade de destinos turísticos do país. Apresentações musicais de artistas brasileiros e exposições que retratam roteiros turísticos do país se destacam na programação do local no período entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de 22 de agosto à 6 de setembro a partir das 14h.
O Samba é um dos ritmos que animará a Casa Brasil neste período. A dança e a percussão característica deste ritmo serão apresentadas aos turistas brasileiros e estrangeiros em oficinas e shows de ícones culturais do país. O espaço também abrigará apresentações de outros ritmos brasileiros, como o funk e a MPB.
Casa Brasil. Foto: Paulino Menezes/Ascom/MTur
Exposições – A beleza das paisagens naturais e urbanas dos destinos turísticos brasileiros é retratada em painéis, vídeos, fotos e totens interativos nas diversas exposições da Casa Brasil, que estarão abertas para visitação no período entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Entre os destinos apresentados aos turistas no local, o município paranaense de Foz do Iguaçu destaca-se com uma exposição que promove as paisagens naturais das Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu, tombado em 1986 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A exposição Foz do Iguaçu Experience ficará aberta até o dia 18 de setembro, que marca o final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
As 13 cidades brasileiras que abrigam o Patrimônio Cultural da Humanidade no país também serão retratadas em fotos, vídeos e painéis na Casa Brasil. As paisagens urbanas marcadas pela arquitetura dos casarões e igrejas do período colonial, e pelos monumentos e edifícios dos conjuntos arquitetônicos modernos destacam-se entre os atrativos destes destinos retratados na exposição.
Outro espaço que estará aberto para os visitantes na Casa Brasil é o Dome. No ambiente, os turistas brasileiros e estrangeiros poderão conhecer a riqueza cultural, os cartões postais e a biodiversidade de destinos turísticos das cinco regiões brasileiras em vídeos e fotos apresentados em uma tela em 180 graus, que também revela informações sobre os outros temas abordados na Casa Brasil, como a agricultura familiar.