Brotas: gastronomia, natureza e aventura no interior de São Paulo
Até sábado, festival gastronômico de Brotas faz a ponte entre pequenos produtores e restaurantes. O destino, reconhecido pelo turismo de natureza e aventura, é consagrado por seus roteiros acessíveis
Brotas, localizada a 240 km da capital paulista, já se consolidou como a capital do turismo de aventura. A cidade, entre Jaú e São Carlos, é famosa pelas cachoeiras e prática de esportes radicais, como o rafting, no Rio Jacaré Pepira. Outro destaque de Brotas, no mês de agosto, é o já tradicional festival gastronômico e musical, o Brotas Gourmet, em sua 5ª edição. A partir de hoje, até 20 de agosto, boa comida, música e atrativos naturais farão do final de semana em Brotas um destino imperdível.
A entrada para as três noites do festival é gratuita. O Brotas Gourmet é realizado em ambiente fechado, coberto e conta com decoração especial. O festival revela a importância do turismo para a agricultura familiar. Com o tema “Da feira para sua mesa”, o evento faz a ponte entre dois setores importantes da economia local: os pequenos produtores que fornecem alimentos frescos; e os donos de hotéis e restaurantes, que atendem os turistas. Ao mesmo tempo música, alimentos e bebidas agitam a cidade e movimentam o campo.
Os 13 restaurantes de Brotas participantes do festival vão elaborar cardápios especialmente para o fim de semana. O Festival gastronômico tem apoio do Senac e SENAR. Para acompanhar os pratos, os turistas vão contar com uma adega de vinhos nacionais selecionados e uma cervejaria local, com diversos tipos de bebidas artesanais. As três noites de festa contarão com um repertório variado com shows de samba, blues e música caipira.
Natureza e aventura para todos os gostos e idades - Brotas impressiona pela Serra do Itaqueri, as paisagens das Cuestas Basálticas, os morros testemunhos, chapadas e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de Cerrado e Mata Atlântica. A beleza natural de Brotas tem grande destaque com muitas cachoeiras, nascente de água cristalina, além do Rio Jacaré com suas corredeiras, quedas e afluentes. O cenário é perfeito para o turismo de aventura e ecoturismo. Entre as opções o turista pode fazer rafting, bóia cross, canionismo, caminhada, escalada, rapel, arvorismo, tirolesas, cavalgada, cicloturismo, quadriciclo e off road. O Parque dos Saltos é o cartão postal da cidade que está inserida no Programa Município Verde e Azul do estado de São Paulo, um dos critérios para ser Estância Turística.
No centro histórico, os casarões do ciclo do café e o Museu do Cotidiano remetem o turista ao passado. O turismo responsável, como mostra o festival gastronômico, faz de Brotas um destino com crescimento econômico baseado na sustentabilidade. As fazendas oferecem, além de comida caipira, interação com o campo. O turista pode tirar leite de vaca, passear de charrete e conhecer a fabricação de queijos e laticínios. Os pequenos produtores oferecem produtos artesanais como licores, cachaças e doces entre outros produtos regionais. O artesanato é rico em bordados, artigos feitos em bambu e cerâmica queimada no Raku.
Investimentos – Preocupado com a economia, geração de emprego e renda e com a infraestrutura turística dos destinos, o Ministério do Turismo, desde a sua criação, em 2003, já investiu, em Brotas, R$ 2,64 milhões. São oito projetos de desenvolvimento do turismo local, entre eles, a revitalização do Parque dos Saltos. Em todo o estado de São Paulo, o MTur já investiu R$ 1,1 bilhão.
Saiba mais sobre Brotas: www.brotas.tur.br e Brotas Gourmet: www.brotasgourmet.com.br