Maratona olímpica enaltece o Sambódromo do Rio de Janeiro
Após sediar as competições de tiro com arco no início dos Jogos Olímpicos, a Marquês de Sapucaí será o ponto de partida e chegada da maratona feminina neste domingo (14)
Por Pedro Fideles
Sambódromo. Foto: Embratur
Reconhecido como um dos principais cartões postais da capital fluminense, o Sambódromo do Rio de Janeiro terá suas paisagens promovidas internacionalmente com a realização da prova de maratona olímpica feminina neste domingo (14). O percurso da competição também é marcado por passagens pela orla da praia de Botafogo, pela Marina da Glória e pela Praça Mauá, onde estão localizados o Boulevard Olímpico e a Casa Brasil.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em maio deste ano, a Passarela do Samba do Rio de Janeiro tem como principal atrativo turístico o desfile das escolas de samba, considerado como uma das maiores manifestações culturais do Brasil. As alegorias coloridas e os grupos de passistas que avançam pela Marquês de Sapucaí no Carnaval carioca atraem turistas de todo o mundo para a capital fluminense.
A riqueza cultural da cidade foi a principal motivação de viagem de 25,4% dos turistas estrangeiros que visitaram o Rio de Janeiro a lazer em 2015, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. O levantamento da Pasta também revelou que a capital fluminense foi o destino mais visitado do Brasil pelos viajantes estrangeiros motivados pelo lazer.
Entre os atrativos enaltecidos pelo percurso da maratona olímpica, a praia de Botafogo também destaca-se como uma opção de lazer, uma vez que os visitantes podem relaxar, praticar esportes e contemplar a vista do morro do Pão de Açúcar, um dos cartões postais da cidade. Na Marina da Glória os turistas poderão conhecer a beleza das paisagens naturais da Baía de Guanabara, que também é palco de competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Já na visita à Praça Mauá, os turistas poderão conhecer o Museu do Amanhã, que expõe obras de arte interativas e projeções para o futuro do planeta. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os viajantes também poderão conhecer a Casa Brasil, localizada no Píer Mauá, que apresenta aos visitantes a riqueza cultural e a diversidade de atrativos turísticos do país.