Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Casa Brasil completa uma semana de portas abertas
Início do conteúdo da página
Casa Brasil

Casa Brasil completa uma semana de portas abertas

Espaço oficial do Governo Federal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tem como objetivo projetar a imagem do país como destino turístico, gastronômico, artístico, cultural, esportivo, sustentável e de negócios

  • Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 17h07
  • Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 10h30

 

Por Lívia Nascimento

 

A Casa Brasil completa uma semana de funcionamento, nesta sexta-feira (12), com um número impressionante:  ultrapassou a marca de 100 mil visitantes em apenas sete dias. A previsão inicial era de receber cerca de 10 mil pessoas por dia. O sucesso pode ser explicado pela variedade de atrações no local que reúne elementos do folclore, gastronomia, música e arte do país.

“A Casa Brasil de fato representa uma oportunidade de vivenciar todas as regiões brasileiras além de ser um importante local para a realização de negócios. A mensagem que a Casa pretende passar a todos os visitantes – sejam eles brasileiros ou estrangeiros – é de valorização do país e de todas as suas riquezas e manifestações culturais”, afirmou Jun Yamamoto, Diretor de Planejamento do Ministério do Turismo.

Até o próximo dia 18, os visitantes, por meio de uma programação interativa e gratuita, terão a oportunidade de vivenciar um pouco do país e conhecer a riqueza que tanto encanta os turistas. Os estados brasileiros também estão marcando presença na Casa Brasil com muito samba, roda de violeiros, grupos folclóricos, degustação de vinhos, cafés e cachaças e artesanatos de todas as partes do país.

A oficina de percussão está entre as atividades que fazem sucesso entre os visitantes. Em sua primeira viagem ao Brasil, a turista britânica Andrea Caldwell participou com o marido e os dois filhos, de 9 e 12 anos, de uma oficina de percussão e samba. “Estou há três horas na Casa Brasil e achei tudo incrível. Apesar de visitarmos apenas o Rio de Janeiro, a Casa consegue apresentar bem a diversidade e cultura do país”, comentou.

EXPOSIÇÃO MAIS COLORIDA – A exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, organizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos destaques da Casa. O visitante pode conhecer os 38 bens culturais imateriais do Brasil reconhecidos pelo Instituto, dos quais cinco já foram declarados pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

EXPOSIÇÃO MAIS ACESSÍVEL – Batizada de Um Tour pelo Brasil, a exposição permite que o visitante, dentro do espaço de 60 metros quadrados, selecione – por meio de uma mesa interativa - o estado que deseja conhecer para assistir ao vídeo da passagem da Tocha Olímpica pela região. As imagens foram selecionadas dentre de um banco de mais 7,5 mil fotos e mais de 440 horas de cobertura jornalística do revezamento da chama olímpica pelo país. Totalmente acessível, a exposição conta com rampa de acesso a cadeirantes e piso tátil para facilitar a locomoção. Para os visitantes com deficiência visual, o espaço conta com um aparelho de som com a áudio-descrição da mostra.

EXPOSIÇÃO MAIS ANIMADA – As músicas, danças e pratos típicos das festas de São João estão em destaque na Casa Brasil, com a exposição Brasil Junino desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania.  A ideia é promover o São João como produto turístico, apresentando a diversidade de atrativos de uma das maiores manifestações culturais do país. Durante o dia, os visitantes podem apreciar algumas apresentações musicais típicas de uma das mais importantes festas regionais do país.

EXPOSIÇÃO MAIS INCLUSIVA – No projeto “Experimentando Diferenças”, os visitantes podem aproveitar a arena de 180 metros quadrados para experimentação gratuita de cinco modalidades de esportes adaptados: corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites. Patrocinada pelas Loterias CAIXA, a iniciativa promove a inclusão das pessoas com deficiência, divulga a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página