Novo sistema facilita a interação com órgão de controle
O Ministério do Turismo (MTur) acaba de lançar um sistema de controle e transparência de informações. O Cadastro de Demandas Externas permite que órgãos de controle, como o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União e Polícia Federal solicitem documentos e informações pelo site.
O sistema tem a capacidade de direcionar automaticamente os pedidos para as áreas responsáveis do Ministério. Além disso, o sistema monitora o prazo de cada demanda e emite avisos aos gestores. Inédito na Esplanada dos Ministérios, o sistema recebeu mais de 600 demandas nos dois primeiros meses de funcionamento em fase de avaliação inicial. “É um sistema simples, prático e eficiente, que permite agilidade no atendimento dos órgãos de controle”, garante o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Todas as solicitações estão sendo respondidas no prazo.
Desenvolvido pelo MTur, o sistema despertou interesse de órgãos como os ministérios da Cultura, da Pesca, do Esporte, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que podem aderir à tecnologia nos próximos meses. “Essa ferramenta, junto com outras iniciativas como o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse, demonstram a importância que temos dado a profissionalização da gestão com uso de toda a tecnologia disponível”, afirmou o secretário executivo da pasta Sérgio Braune.
“É uma iniciativa importante no estreitamento da relação com parceiros estratégicos”, afirmou o assessor especial de controle interno do MTur, Ricardo dos Santos. O Ministério do Turismo já teve suas práticas reconhecidas pela CGU por meio de um outro sistema, o Siacor, o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse, uma ferramenta pioneira no governo federal que permite transparência na gestão dos recursos da pasta. “Com os sistemas, o órgão passa a cumprir com agilidade as demandas de interesse público”, disse a diretora da CGU, Lucimar Mijan.
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