Sinalização ajuda turistas a aproveitarem melhor as belezas do Rio de Janeiro
MTur está investindo R$ 14,5 milhões para a instalação de 500 novas placas de orientação na cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Por Lívia Nascimento
Sinalização turística na cidade do Rio de janeiro. Foto: Diego Campos
Não tem nada melhor do que chegar em um novo lugar e saber se localizar e encontrar os principais pontos turísticos. Pensando nos milhares de turistas que vieram para o Rio de Janeiro acompanhar os Jogos Olímpicos, o Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, está investindo na instalação de 500 placas nas cinco principais regiões turísticas da cidade: Maracanã, Centro, Botafogo, Zona Sul e Barra. Até o momento, 370 peças já foram instaladas.
Sinalização turística na cidade do Rio de janeiro.
“Essa iniciativa é de grande importância para os visitantes que chegam ao Rio de Janeiro para aproveitar esse grande momento que é a realização de uma Olimpíada no país. Estamos preocupados cada vez mais em melhorar a infraestrutura turística dos nossos destinos para receber nossos turistas cada vez com mais qualidade. E a sinalização no Rio será um importante legado para a cidade”, acredita o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
A sinalização segue os padrões internacionais utilizados em Londres, Nova Iorque e Vancouver. A novidade agradou turistas e também cariocas que estão visitando algumas áreas, como o Boulevard Olímpico, pela primeira vez. É o caso dos amigos Thiago Vicente, 28 anos, e Yan Barcelos, 19 anos, que aproveitaram o final do jogo de rugby para curtir a nova área turística da cidade. "Esse é um investimento ótimo porque ajuda os turistas a se localizarem na cidade e aproveitar melhor o passeio”, acredita Thiago.
Sinalização turística na cidade do Rio de janeiro.
AVALIAÇÃO DA SINALIZAÇÃO – De acordo com o estudo Demanda Turística internacional 2015, do Ministério do Turismo, no quesito infraestrutura turística, a sinalização obteve avaliação positiva de 79,1% dos entrevistados, o que representa um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação a 2014. Ainda segundo a pesquisa, 95,5% dos visitantes internacionais ouvidos, manifestaram o desejo de retornar ao Brasil.