A nova cara do turismo no Rio de Janeiro
Intervenções urbanas motivadas pela Olimpíada criaram novos atrativos para a cidade
Por Gustavo Henrique Braga
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos transformaram em definitivo a cara do turismo no Rio de Janeiro. Com novos atrativos como a Pira Olímpica, a Orla Conde e a nova Praça Mauá, não faltam opções para os visitantes no centro da cidade. A reformulação do Rio também valoriza o espaço ao redor de atrações históricas como a Igreja da Candelária, construção com mais de um século que recebe centenas de visitantes todos os meses.
Posicionada próxima à Igreja da Candelária está a Pira Olímpica, escultura cinética criada pelo artista norte-americano Anthony Howe e que ficará de forma permanente na cidade. O conjunto se tornou ponto obrigatório de cariocas e turistas. O Porto Maravilha – nova infraestrutura urbana na Região Portuária – conta agora com mais opções de transporte público e espaços de lazer como a revitalizada Praça Mauá e os museus de Arte do Rio e do Amanhã. Também chama a atenção o painel Etnias, de Eduardo Kobra, inspirado nos Jogos Olímpicos e que permanecerá como legado do Rio de Janeiro.
Para aqueles que quiserem acessar o Centro da cidade, o trajeto pode ser feito pelo VLT, inaugurado no início de junho. O meio de transporte liga o Centro à Região Portuária integrando o metrô, trens, barcas, terminal de cruzeiros marítimos, Teleférico da Providência, Rodoviária Novo Rio, redes de ônibus convencionais e Aeroporto Santos Dumont.
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o modal estará operando no trecho Rodoviária Novo Rio – Aeroporto Santos Dumont, com 17 paradas e uma estação. A ligação entre a Central do Brasil e a Praça XV entra em operação até o fim do ano, com 28 paradas e três estações. As intervenções do Porto Maravilha devolveram à cidade tesouros arqueológicos, como o antigo Cais da Imperatriz e o Jardim Suspenso do Valongo.
SOBRE O RIO DE JANEIRO – Dados do Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o destino mais procurado do país por estrangeiros que viajam a lazer. Esses visitantes têm um gasto médio de US$ 91, por pessoa, por dia e 93,7% deles declararam ter interesse de voltar ao Brasil. Além disso, 85,3% deles disseram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas.
Leia mais:
Uma obra de arte multicolorida no centro do Rio